A perda e o luto Perinatal: uma dor silenciosa

Lorena Bomfim

Sim, precisamos falar disso! De forma geral, falta conhecimento sobre o assunto. Amigos, colegas e familiares dificilmente conseguem desenvolver a empatia ou a compreensão adequada nesse momento de perda.

Principalmente durante a gestação, o vínculo e afeto costuma se restringir na relação mãe-bebê, e, no triste momento de perda, as pessoas próximas tendem a não compreender a imensidão de emoções que estão sendo vividas naquele momento. Dirigem seus pensamentos ao bebê que já não está, enquanto quem mais necessita de amparo e acolhimento é a mãe.

É preciso de espaço sem ausência, é preciso olhar carinhoso e escuta ativa, é preciso ser presença, sem rótulos e pré-conceitos, é preciso ser voz em forma de abraço, até porque um abraço vale mais que mil palavras e a cura está em acolher e deixar viver, não em esquecer o que se viveu.

É preciso tempo para que essa confusão se restabeleça, afinal é confuso não ter seu filho em seus braços, mas ainda assim sentir-se mãe. É o luto por um coração que batia em compasso com o seu, por uma vida que crescia dentro de você, dos tantos sonhos que não se realizarão, do que não será vivido.

“Seja forte,” um irá dizer

“Deus sabe o que faz,” outro tentará amenizar

“Breve você tenta de novo.” alguém tentará animar

O que a maioria nem desconfia, é que nada disso irá funcionar, na tentativa de “querer ajudar” tudo isso pode intensificar, não se substitui o insubstituível, não se cala um coração aflito, apenas o permita bater.

A casa pode até está cheia, mas o vazio será inevitável, será um caminho longo, único, transformador e orgânico, não é um caminho que se escolhe, ou se controla, é um caminho que se vive, é a linguagem do amor após a morte.

Então mãe no luto, não lute, se permita, não se culpe, não se apresse, respeite seu tempo e a sua dor, não se force, não se cobre, se possibilite a abraços e cuidados, você não precisa passar por isso sozinha, se transforme.

Procure ajuda!


 Lorena Bomfim é doula, mãe, educadora perinatal e consultora em amamentação. Escreve sobre os diversos temas do mundo materno infantil, além de lives semanais no Instagram pelo @amadrinhar. (Foto: Reprodução)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Título de Cidadão portossegurense é concedido ao Superintendente da SPU

Ministro da Educação revela que provas do Enem já foram elaboradas; exame acontece em novembro

Censo 2022 tem início nesta segunda-feira, dia 1º de agosto

Seminário Empretec é realizado em Porto Seguro e Eunápolis

Marinha realiza concurso público para técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica