Prefeito sanciona leis de servidão da Trilha Ecológica e criação de corredores verdes

 

O Arraial d’Ajuda Eco Resort sediou, dia 05/09, reunião da prefeitura sobre a Trilha Ecológica e outros projetos da prefeitura para os distritos de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva. No encontro, o prefeito Jânio Natal assinou duas leis municipais. 

A primeira torna servidão pública a Estrada Vicinal conhecida como Trilha Ecológica que interliga a praia do Parracho ao bairro Corais do Arraial, um pedido dos moradores da região à Camara Municipal. Outra cria os corredores verdes no município, nos distritos de Caraíva, Trancoso e Arraial d'Ajuda.

Essa lei (1804) especifica diversas as regras para a manutenção da mata ciliar, planejamento das estradas, integração de unidades de conservação e APPs, além de mecanismos de controle e fiscalização para impedir o crescimento desordenado e o turismo predatório na região.

PPP

O evento também discutiu parcerias público-privadas (PPP) para manutenção e fiscalização dos corredores verdes, bem como a obrigatoriedade aos proprietários de imóveis inseridos no local, e diretrizes para a acompanhamento e implementação das leis.

São beneficiárias dos corredores verdes as vias como Estrada Velha Arraial/Trancoso, Alto da Pitinga acesso à Estrada Velha, Atalho do Pagão, Alto do Cientista, Itapororoca, estradas do Taipe, Itaporanga e Itaquera, Estrada de Jacumã, Estrada de Juacema, Estrada de acesso ao Satú, Estrada Trancoso/ Caraíva, Estrada de acesso às aldeias da Jaqueira, Xandó e Aldeia Velha, Estrada à Areia Branca e Jambreiro.

Após a assinatura, o prefeito Jânio Natal falou sobre outras obras e projetos, que estão sendo viabilizados. Uma delas é a revitalização da Trilha Ecológica, que receberá calçamento adequado e espaço para ciclovia e passeio de pedestres. Outro local que possivelmente receberá intervenção será o Parque Central, em toda a sua extensão. O projeto apresentado pelo gestor de Porto Seguro prevê a demolição do mercado local e construção de receberá outro prédio logo atrás, mais amplo e que receba também agricultores locais.

Outra área deverá receber um avião, onde será instalado o Memorial ao Parque Central, que há muito tempo foi um campo de aviação. O estacionamento terá intervenção e ao lado, o prefeito revelou que deverão ser alocadas as barracas e os vendedores que trabalham na Praça  São Brás (Praça dos Hippies). Outra modificação que a gestão quer incorporar é a das quadras de tennis, baech tennis, pista de skate e o campo de futebol, localizadas perto do posto de gasolina, que passariam para outro local – ainda não definido - e dariam lugar a equipamentos de ginastica e parque infantil.

“O Hospital Covid iniciará obras em setembro e será transformado em hospital de cirurgias com dois centros cirúrgicos, com inauguração em dezembro. Ao lado o terreno ainda receberá o Centro Adminstrativo do Litoral Sul e o posto do Corpo de Bombeiros de Arraial. Umas das ideias é no início da Av. Manoel Crescêncio termos um espaço para um ponto rodoviário, e revitalizar a avenida como fizemos na Passarela da Cultura", disse.

No local onde está localizada a delegacia, o prefeito deseja desapropriar para fazer uma ponte ligando as terras dos Carneiros, melhorando assim a mobilidade na região. Alguns espaços de área verde também serão mantidos e cercados para preservação. “Alguns portões serão colocados no local e faremos trilhas para caminhadas e uma ciclovia em todo Parque Central”, revelou, enquanto lançou o desafio aos empresários de doarem alguns quilômetros de calçamento para a obra, que foi aceita por diversos deles totalizando mais de 5km conquistados. Outra conquista foi a passagem e escadaria entre Corais e Uiki

O espaço onde foi realizado o São João em Arraial d’Ajuda será mantido para as festas do distrito. Outras obras no Parque Central serão uma ciclovia em todo o parque o cinturão verde, uma quadra poliesportiva para a escola, uma arena e um ginásio poliesportivo para abrigar grandes campeonatos.

O gestor ainda informou sobre os planos para o esgotamento sanitário em Caraíva e ainda sobre a ponte Arraial/ Porto Seguro, o centro administrativo da sede, o viaduto do Baianão, nova rodoviária, nova tarifa dos pescadores, marina, centro poliesportivo do Mamagaia, e obras no lixão.


 Foto: Débora do Carmo/ Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sine Bahia divulga mais de 50 vagas de trabalho em Porto Seguro

Metaverso é uma das apostas da Festa do Taípe

Contratação e qualificação de junta médica do Detran-BA amplia atendimento do órgão 

Oficiais de Justiça divulgam carta de repúdio a ataques à categoria

Lideranças comemoram resultados do Congresso Nacional dos Gestores