Tensão no cumprimento de reintegração de posse em Trancoso

A terça-feira, 18/07, foi agitada na Fazenda Mirante do Rio Verde, em Trancoso. Para lá se deslocaram cerca de 10 viaturas e um grande número de policiais, apoiando o cumprimento de mandato de reintegração de posse da área.

A fazenda possui 112 hectares e foi ocupada em 2020 por pessoas ligadas ao Movimento de Resistência Camponesa (MRC). Cerca de 2 mil pessoas estavam no local, onde já haviam desmatado parte do terreno para construir barracos e casas de alvenaria. 

As construções foram destruídas dentro da propriedade, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Caraíva-Trancoso, onde são impostas restrições a diversas atividades. O clima ficou tenso durante todo o dia no local.

Uma mulher grávida passou mal e teve que ser socorrida pelo SAMU. Com a reintegração, o empresário Gregório Preciado, de São Paulo, retoma a posse das terras. Segundo a Polícia Militar, apesar da tensão, os invasores não apresentaram resistência.

O comandante do 8º BPM, tenente coronel Alexandre Costa, salientou que o papel da PM foi apenas no sentido de dar segurança ao oficial de Justiça no cumprimento da decisão judicial. “Agimos apenas e tão somente após provocação do poder Judiciário”, enfatizou.


Fotos: reprodução grupos de conversa online

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Queijos produzidos na cidade são premiados em festival nacional

Comandante do 8° BPM recebe título de Cidadão de Porto Seguro

Inseminação de alta genética gratuita chega aos rebanhos de Porto Seguro

Bahia e Governo Federal lançam ações em defesa dos direitos das mulheres

Em agosto, ‘Pai Não Paga’ no Porto Seguro Praia Resort