Policiais Militares são homenageados em Santa Cruz Cabrália

Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz Cabrália, na manhã de 19/12, o Major PM Heraldo Lima Neto, subcomandante do 8° BPM; e o Capitão PM Fabrício Carlos Santiago, comandante da 4ª Companhia, foram agraciados com o título de "Cidadão Santa-Cruzense".

A homenagem foi concedida pelos edis em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por eles à comunidade local. O Tenente Coronel PM Alexandre Costa de Souza, comandante do 8° Batalhão, que foi prestigiar o ato solene.

Curso de cinotecnia

O 1° Tenente PM Wanderlito Oliveira da Silva, do 8° BPM, concluiu o "IX Curso de Cinotecnia da Polícia Militar do Espírito Santo". A solenidade ocorreu no Batalhão de Ações com Cães, na capital capixaba. A formatura aconteceu dia 19/12.

O curso, que se iniciou dia 23/10, tem o objetivo de habilitar e capacitar Policiais Militares no manejo de cães durante as ações de segurança pública. "É importante para a nossa Unidade poder contar com mais um profissional formado no ramo da cinoctenia. O emprego de cães no dia-a-dia da atividade policial tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais importante", declarou o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, comandante da Unidade.

Visita técnica

A Base Comunitária de Segurança do Frei Calixto (Baianão) recebeu a visita técnica do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMBA.

A ação faz parte do cronograma do Departamento, que busca avaliar as instalações da BCS, os projetos desenvolvidos e a rotina da subunidade, atualmente comandada pela Capitã PM Juliana Costa.

"Agradeço ao Tenente Coronel PM Portella e sua equipe pela visita. Sabemos da importância de se promover um policiamento cada vez mais humanitário e que atenda aos anseios da comunidade. Esse feedback é sempre importante", afirmou o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante do 8° Batalhão.

Criminoso morre em confronto

Na manhã de quinta-feira, 14/12, Policiais Militares do 8° Batalhão e da Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Extremo Sul se deslocaram até um endereço no bairro Campo Verde, em Santa Cruz Cabrália, a fim de averiguar a denúncia de homens armados realizando tráfico de drogas no local.

Chegando lá, os policiais foram surpreendidos com a ação de um grupo criminoso que passou a deflagrar disparos de arma de fogo na direção dos componentes das guarnições. Feito o revide, os bandidos se viram compelidos à fuga e desataram a correr em todas as direções.

Ato contínuo, um dos integrantes da quadrilha buscou refúgio numa edificação, sendo acompanhado pelos militares. Houve novo confronto, desta vez, culminando na lesão do criminoso, que após ter sido socorrido para uma unidade hospitalar, não sobreviveu aos ferimentos.

A arma empregada pelo resistente foi apreendida pelos policiais: uma submetralhadora, calibre .380.

Prisão em flagrante

Nas primeiras horas da madrugada de segunda-feira, 18/12, Policiais Militares do 8° Batalhão receberam a informação de que havia um homem portando arma de fogo em via pública, na praça da Caixa d'Água, no bairro Frei Calixto.

Chegando no local, os agentes da segurança pública identificaram um homem com as mesmas características do suspeito informado na denúncia. Ao avistar a guarnição, o homem tentou evadir da presença dos militares, mas foi detido e abordado.

Na sua posse, os policiais flagraram os seguintes objetos: 16 porções pequenas de maconha; 13 porções pequenas de cocaína; 34 porções pequenas de crack; um relógio analógico; um aparelho celular e R$ 115,00. O criminoso foi preso e encaminhado para adoção das medidas legais, juntamente com os materiais apreendidos.

Arma de fogo e drogas

No início da noite segunda-feira, 18/12, Policiais Militares do 8° Batalhão realizavam patrulhamento ostensivo no bairro Capitão Luiz de Matos, quando avistaram um homem acusado de ter cometido vários crimes na região.

Ato contínuo, as guarnições iniciaram a manobra de aproximação, a fim de abordar o suspeito, que por sua vez, ao notar a ação, passou a correr desabaladamente em na fuga, chegando a invadir uma residência. Em acompanhamento, os policiais viram o momento em que o homem pulou o muro dos fundos da casa e tomou destino ignorado.

Durante a varredura no perímetro, os mantenedores da Lei encontraram uma mochila abandonada pelo suspeito, que continha os seguintes materiais: uma pistola, calibre 9 mm; 40 munições calibre 9 mm; 49 porções pequenas de cocaína; duas porções pequenas de maconha; duas porções pequenas de ecstasy; três aparelhos celulares e R$ 6,35.


Fonte e fotos: Ascom 8º BPM

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Ribeirinhos: Polícia Civil desvenda assassinato do casal David e Érica

Operação Sossego apreende aparelhagens de som no Baianão

Polícia Militar forma 501 novos sargentos na capital e no interior

PM persegue quadrilha e recupera motos e objetos roubados

Homicida chefe do tráfico em Cabrália morre em confronto com as polícias