Na noite da terça-feira, dia 13 de dezembro, um homem morreu após trocar tiros com a polícia em Porto Seguro. Por meio de uma denúncia, de que havia uma movimentação suspeita, numa casa localizada no bairro Paraguai, onde um grupo estaria portando armas de fogo e comercializando drogas no local, policiais militares do 8° Batalhão se dirigiram à localidades e foram recebidos a tiros.
No confronto, um dos criminosos foi alvejado. Conduzido até o hospital, para receber atendimento médico, o homem não resistiu e faleceu.
Além de uma submetralhadora encontrado com o indivíduo, no local ainda foram apreendidos 70 porções pequenas de maconha, 80 porções pequenas de cocaína e 3 aparelhos celulares.
Mais um
Na noite anterior, dia 12 de dezembro, mais um indivíduo morreu em confronto com a PM. Desta vez, o caso aconteceu em Santa Cruz Cabrália, durante patrulhamento ostensivo no bairro Nova Coroa, no distrito de Coroa Vermelha.
Na ocasião, a PM, se depararou com um trio suspeito, que ao avistar a guarnição, passou a efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais, enquanto fugiam. Na fuga por um terreno alagadiço, continuaram efetuando disparos, enquanto a polícia revidava. Ao cessar fogo, na captura dos meliantes, a PM encontrou um dos indivíduos alvejado, ainda com um revólver, calibre 32, em punho. Mesmo sendo socorrido, este veio a falecer. Foi constatado ainda que o criminoso tinha mandado de prisão em aberto.
Na ação, foram apreendidos 1 balança de precisão; 1 porção grande de crack; 1 porção grande de maconha; 7 porções pequenas de maconha; 31 porções pequenas de crack; e 20 porções pequenas de cocaína.
Amigo da Marinha
Na manhã do dia 13 de dezembro, foi realizada uma solenidade cívico-militar na Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, em homenagem ao "Dia do Marinheiro". A data faz alusão ao Patrono da Marinha e herói nacional, o Almirante Tamandaré.
Na ocasião, o Subcomandante do 8° Batalhão, o Major PM Heraldo Lima Neto, foi agraciado com a Medalha "Amigo da Marinha", honraria recebida pelas mãos da Capitã de Corveta Tatiana Teixeira de Melo, Comandante da Unidade e anfitriã do evento.
O evento contou com as presenças de autoridades e representantes dos diversos segmentos sociais.
Prêmio
Na manhã de quarta-feira, dia 14, foi a vez da Capitã PM Juliana Francisca Costa, Comandante da Base Comunitária de Segurança do Frei Calixto (Baianão), foi agraciada com o ‘Prêmio do Mérito Comunitário’.
A cerimônia que ocorreu em Salvador, foi promovida pelo Departamento de Policiamento Comunitário e Direitos Humanos da PMBA, no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos.O prêmio é concedido aos policiais militares que se destacaram no exercício da função, dentro do escopo da doutrina.
A capitã agradeceu a todos os Policiais Militares que acreditam e trabalham na construção de uma segurança pública focada na prevenção, através da interação direta com a comunidade. “Não poderia deixar de destacar o compromisso do meu Comandante, o Ten Cel PM Alexandre Costa, que tem prestado todo seu apoio, tanto na gestão da aquisição dos recursos necessários para a revitalização da BCS quanto no estímulo aos projetos e programas sociais, como por exemplo, na expansão da REDE para os municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte", ressaltou.
Juliana ainda coordena a Rede de Proteção a Mulher e o Programa Educacional de Resistência às Drogas, na região litorânea da Costa do Descobrimento, desenvolvendo ações e projetos sociais juntos à comunidade.
Com informações e fotos ddo 8 BPM
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Axé Moi oferece novas oportunidades e emprego
Atletas de Porto Seguro defendem seleção baiana de rugby
Ceame comemora resultados de trabalho realizado em Porto Seguro
9ª Semana Nacional de Educação Financeira recebe ações da Sicoob