O vereador de Porto Seguro Vinícius Parracho foi convidado para participar da COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças no Clima), que vai reunir líderes mundiais em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a partir de 30/11.
“Eu faço parte de uma iniciativa que se chama Clima de Eleição, voltada para reunir parlamentares de todo o país que se preocupam com a questão climática. Desde o início do nosso mandato, a gente compartilha projetos de lei, participa de reuniões, seminários e outras ações”, explica em entrevista exclusiva ao Jornal do Sol. Leia abaixo a íntegra do convite enviado pela organização de advocacy (defesa) à Câmara Municipal de Porto Seguro.
A COP 28 “é um espaço onde os líderes mundiais dialogam, debatem e tentam chegar em acordos multilaterais atualizando metas para a questão climática, estabelecendo tratados internacionais. É onde a gente consegue avançar em relação à pauta do clima”, diz.
Além de presidentes, lideranças políticas e delegados dos países, participam da COP organizações não governamentais, instituições e outros representantes. “Eu estou indo como parlamentar municipal e lá vamos participar de uma série de painéis e debates. A gente vai estar observando as medidas que estão sendo debatidas e tentar trazer para nossa realidade local. E também levar nossa realidade local para lá. Mostrar que o Brasil não é só Floresta Amazônica”.
Problemas e oportunidades
De acordo com o jovem edil, neto do saudoso ex-prefeito Carlos Alberto Parracho, nossa região pode ser referência em investimentos verdes. “A gente tem fragmentos importantes de Mata Atlântica, temos nossa Amazônia Azul, que é nosso oceano. E a maior biodiversidade de todo o Atlântico Sul”, enumera.
Em contrapartida, “há o problema do desmatamento, corremos risco também com a elevação do nível do mar, secas prolongadas... Todos esses aspectos que podem nos impactar”. E daí podem surgir muitas oportunidades.
“Nós temos um potencial muito grande para atrair investimentos verdes, iniciativas de crédito de carbono, de recuperação e preservação ambiental. Eu acredito muito que o futuro de nossa região é voltado para esse tipo de mercado e esses tipos de iniciativas. Nós temos tudo e mais um pouco para sermos uma referência nesse aspecto. Então, esse é o objetivo de nossa participação na COP 28”.
Delegação
O convite para integrar a delegação da Clima de Eleição na COP 28 foi enviado ao presidente da Câmara, Dilmo Santiado, pelo Diretor de Relações Governamentais da organização, João Henrique Alves Cerqueira. Leia a íntegra:
“O Instituto Clima de Eleição, organização da sociedade civil de incidência nacional com atuação desde 2020 na promoção de políticas públicas baseadas em consolidado saber científico para responder aos desafios impostos pela crise climática em nosso país, por meio deste, gostaria de formalizar convite ao vereador Vinicius Parracho para compor nossa delegação de parlamentares presentes na 28ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças no Clima (COP 28) entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023.
O vereador Vinicius Parracho possui consolidada atuação na agenda de mudanças climáticas, sendo uma das lideranças mais ativas na Aliança de Parlamentares pela Ação Climática (Rede Mandatos-C) e acreditamos que o mesmo terá uma ótima oportunidade para trazer maior visibilidade global ao protagonismo que a Câmara do município de Porto Seguro já possui”.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Fundo Ambiental reúne desenvolvedores dos 46 projetos financiados
Brasil Ride estima movimentação de R$ 13 milhões na economia regional
Seminário Gestão em Turismo reúne especialistas, poder público e empresários
Turma conclui curso de flores artificiais na Casa do Trabalhador
Cidades do Extremo Sul recebem projeto de prevenção a desastres naturais