Governadores do Nordeste divulgaram uma carta, dia 19/04/21, em que defendem "a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental baseado na descarbonização da economia, conservação dos recursos e ambientes naturais e na adaptação às mudanças do clima". O documento será entregue à Cúpula de Líderes sobre o Clima, dia 21/04.
Integrantes do Consórcio Nordeste, os governadores lembram que "o Brasil é signatário de acordos e convenções internacionais ligadas à biodiversidade e ao clima" e se comprometem a "adotar estratégias integradas e, por meio de soluções conjuntas, buscar alternativas de financiamento e parcerias".
A carta lista ainda 11 compromissos da região Nordeste com a questão climática e a proteção do meio ambiente, a exemplo da manutenção da cobertura vegetal atual da mata atlântica, caatinga, cerrado baiano e Amazônia maranhense e da ampliação do uso de energias renováveis, com foco nas matrizes eólica e solar.
Os governadores afirmam que estão em andamento as discussões para a criação do Fundo Ambiental do Nordeste e a viabilização do programa Plantando Resiliência Climática em Comunidades do Semiárido Nordestino e de estratégias de Monetização de Ativos Ambientais.
Assinam a carta Wellington Dias (Piauí), Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Flávio Dino (Maranhão) e Belivaldo Chagas (Sergipe).
Veja a carta, na íntegra:
![]() |
![]() |
Fonte: Secom GovBA
Matérias relacionadas
Para Rui Costa, Consórcio Nordeste é um marco para gestão pública
Bahia lidera expansão de rede de inovação tecnológica para Economia Azul no Nordeste
Governadores discutem criação de rota de gás natural no Nordeste
Governo da Bahia adquire 9,7 milhões de doses da vacina russa Sputnik V