Até 31/05, o Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB) estará com inscrições abertas para a 6ª chamada de projetos. O fundo é movimento com o objetivo de construir ecossistemas resilientes por meio de ações focadas no desenvolvimento sustentável, proteção e restauração de áreas degradadas para conectar fragmentos da Mata Atlântica,
Podem participar instituições regionais de 23 munícipios do extremo sul da Bahia e as propostas devem ter como foco a restauração ambiental e o uso sustentável do solo, bem como promover a geração de emprego e renda para famílias rurais e tradicionais baianas.
Avaliação
Serão avaliados dois tipos de projetos: os de pequena escala e prazo de duração de até um ano, e que o aporte seja de até 20 mil euros (estagio 1) e os que devem atuar em grande escala gerando impactos significativos para a região, gerando benefícios ambientais e sociais na paisagem, além de criar e/ou fortalecer as cadeias produtivas (estágio 2).
Segundo o Coordenador de Originação de Projetos do FASB, Raony Palicer, os projetos aprovados também contarão com o apoio do FASB para acompanhamento em campo e monitoramento durante sua execução. “Ainda contará com a divulgação das realizações e conquistas dessas parcerias. Os indicadores são criteriosamente elaborados e monitorados, destacando a gestão e consequentemente o resultado efetivo dos projetos”, ressalta.
Aprovados
Há quase 3 anos na região, o FASB já aprovou 33 projetos, que somam quase dois milhões de euros investidos em iniciativas de restauração ambiental, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF), projetos de pastagens regenerativas e agricultura e silvicultura sustentável.
Para conhecer os critérios, a lista completa dos municípios que serão contemplados, os interessados devem acessar o Guia de Elaboração de Projetos no site da instituição.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Grupo GPS ganha mais um empreendimento em Arraial d´Ajuda
Veracel adota medidas para conservação do solo com Programa Aliança
Assembleia Legislativa entrega título de cidadão baiano a Luigi Rotunno
Novo festival traz ícones da MPB a Trancoso
Bahia lança programas para investir cerca de R$ 1 bilhão na agricultura familiar