Conhecido como ‘gás do riso’, o óxido nitroso é um dos vilões do aquecimento global, mas uma iniciativa de uma indústria química no interior de São Paulo tem transformado o componente químico em água e nitrogênio. Para se ter uma ideia, o óxido nitroso é cerca de 270 vezes mais potente que o CO2 em termos de aquecimento global.
A conversão do elemento químico acontece desde 2006, na unidade da empresa em Paulínia. Segundo a representante da empresa, Daniela Rattis Manique, para obter água e hidrogênio, o óxido nitroso é levado a altas temperaturas. Por trás do processo, toda a tecnologia desenvolvida pela empresa, resultou em 95% de neutralidade do que se produz dos mais de um milhão e meio de toneladas anuais do composto químico.
Impacto
Segundo a empresa, o impacto ambiental, é equivalente à retirada de milhões de carros das ruas por um ano. Mas vai além, com o programa de reflorestamento, já foram plantadas mais de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica, contribuindo para a captura de carbono e revitalização da biodiversidade local.
Na unidade que possui 16 milhões de metros quadrados, apenas 15% são área industrial. O restante, na sua maior parte, está sendo reflorestado com a mata nativa da região e tem mostrando uma transformação significativa da paisagem nos últimos 20 anos e atraído uma grande quantidade de animais, que encontram refúgio neste espaço”, afirma a representante.
Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Concurso da Polícia Federal têm inscrições prorrogadas até dia 23
PEC do Fim da reeleição é aprovado pelo Senado
INSS vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados
Mixologista do Arraial disputa novamente semifinais do Campari Bartender Competition