Ações de Meio Ambiente são apoiadas pela Prefeitura

 

Nesta sexta-feira, dia 3 de junho, o Parque do Campo de Aviação, foi palco do evento alusivo à Semana Mundial do Meio Ambiente a a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Causa Animal, em parceria com  a Associação Verdejar d’Ajuda, realizou um evento ambiental no distrito de Arraial d’Ajuda.

Na ocasião, diversas atividades de saúde e bem-estar foram realizadas. Plantio de mudas,  alongamento,  shows, exposição em tendas educativas, venda de produtos sustentáveis e alimentos, doação de animais, tenda com serviços de saúde foram alguns dos serviços prestados. O local também foi ponto de coleta de resíduos para reciclagem (plástico, papel, metal, vidro, pilhas, lâmpadas e óleo de cozinha).

Monitoramento Orla Sul

Na quinta-feira, dia 26, agentes de Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal, juntamente com a Secretaria de Segurança / Superintendência de Concessões e Guarda Municipal, realizaram uma ação de monitoramento dos acessos às praias em Taipe e Trancoso, no Litoral Sul. O intuito foi fiscalizar o cumprimento da legislação que determina o livre acesso às praias e a não-cobrança de estacionamentos públicos ou privados.

Aos locais irregularidades, foram emitidos Autos de Fiscalização em razão da cobrança de estacionamento, em descumprimento à norma municipal. Também foi determinada a retirada de obstáculos que prejudicam o acesso das pessoas à praia, inclusive nos períodos noturnos, conforme determina a legislação.

Resgate

Um bicho preguiça foi resgatado por agentes da Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal, em uma residência do Outeiro das Brisas. O animal, que sofreu uma descarga elétrica e estava ferido com queimaduras que debilitaram uma das suas patas. Ele foi levado ao Cetas para atendimento médico e iniciou em seguida o processo de reabilitação.

Rio Mundaí

Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac) acompanhou a coleta de água em pontos do Rio Mundaí e afluentes junto a pesquisadores do IFBA e UFSB, com o intuito de saber como está a qualidade hídrica do rio, bem como prever medidas mitigadoras de impactos ambientais, como recuperação de mata ciliar, descontaminação de poluentes, mobilização social, entre outros.

Rio dos Mangues

No sábado dia 28 de maio, agentes da Fiscalização Ambiental e servidores da Secretaria de Serviços públicos participaram de ação de limpeza do Rio dos Mangues – uma iniciativa do Plogging Porto Seguro.

Diversos tipos de resíduos foram recolhidos e destinados para o devido descarte a fim de evitar poluição de degradação do Meio Ambiente, protegendo assim a fauna e flora local.


Com Informações de Ascom Porto Seguro Fotos: Erica Munaro e Divulgação Ascom Porto Seguro 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Casos de Dengue tem aumento de quase 10% em Porto Seguro

Projeto Amigos da Fauna da Veracel completa um ano

Veracel apresenta Relatório de Sustentabilidade de 2021

Sul da Bahia terá o primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios

Ave extremamente rara é fotografada em Belmonte