Prefeitura de Santa Cruz Cabrália cancela Carnaval antecipado

A prefeitura de Santa Cruz Cabrália anunciou nesta quinta-feira, 31/01/19, que não haverá festividades de Carnaval antecipado na cidade este ano, devido à crise econômica pela qual passa o município. O anúncio foi feito por meio de vídeo em que o prefeito Agnelo Santos justifica a decisão.

No site da prefeitura, um release postado pela assessoria de comunicação informa sobre a suspensão do evento e sobre o pronunciamento do prefeito. Apesar de afirmar que houve planejamento do Carnaval e elaboração de orçamento, Agnelo Santos disse que reconhece a importância da festa para Santa Cruz Cabrália, mas a cidade está enfrentando uma crise financeira que está impossibilitando a realização da festa.  “Para a gente é uma triste notícia. Adoro Carnaval, gosto de festa, [...] eu sei que é muito importante, mas eu sei também, que devido à crise que nós estamos atravessando, os recursos vão ser utilizados em áreas muito mais importantes para o nosso município como Saúde, Educação, Salários e Fornecedores. São coisas mais prioritárias do que o Carnaval que só dura três dias...’’

Ainda de acordo com as justificativas do prefeito, as dificuldades financeiras por que o município passa são em decorrência da queda na arrecadação, redução e atraso de repasses de recursos dos Governos Federal e do Estadual, e da crise nacional.

Agnelo afirmou também que a decisão não impede de “fazer uma grande festa em outro momento de melhor cenário econômico, a exemplo da ‘Festa do Descobrimento’, ‘Tonhão’ ou ‘Aniversário da Cidade’”.

Para não deixar a data passar em branco, os foliões que estavam esperando a festa dos trios elétricos vão poder optar pelo Carnaval Cultural, no período oficial, conforme calendário nacional. Esta programação a prefeitura disse que vai manter.

Cancelado também o Carnabarra, em Caravelas

A mesma justificativa foi usada pelo prefeito de Caravelas, cidade litorânea a cerca de 257 quilômetros de Porto Seguro. Silvio Ramalho também divulgou por meio de vídeo postado nas redes sociais, no dia 28/01/19, o cancelamento do Carnabarra, o Carnaval da cidade. Segundo Ramalho, “após análise da projeção dos repasses, o impacto dos gastos com a realização dessa festa seria muito grande e colocaria em risco a estabilidade financeira do município".