Sanduíche de Carnaval

Publicado na ed. 417 do Jornal do Sol

Carnaval é aquela época em que não queremos perder muito tempo na cozinha e assim podermos aproveitar melhor as festas e os bloquinhos.  Então facilite sua vida e esqueça receitas complexas.

Nesse tipo de situação o melhor a fazer é um sanduíche rápido, fácil e saboroso. Como bom paulista, vou dar algumas dicas para se montar o tradicional sanduíche de mortadela, iguais àqueles que você encontra no mercadão de São Paulo.

O sanduíche de mortadela como conhecemos nasceu na década de 30 em um bar que fica localizado dentro do mercado municipal de São Paulo, que era comandado por imigrantes portugueses. O bar existe até hoje e leva o nome de Bar o Mané, que é neto do criador dessa obra prima; hoje replicado em vários lugares da cidade.

 Aliás, esse sanduíche é tão emblemático que decidi colocar no cardápio do Banzé que vai ser lançado em breve e que vai contar também com várias outras novidades.  Agora, sem perder tempo, vamos para a receita porque o bloco já vai sair. Bom Carnaval a todos!

 

Sanduíche de mortadela

Ingredientes

 300 g de mortadela Ceratti fatiada, 100 g de queijo prato fatiado, 01 colher de sopa de manteiga, 01 pão francês, 02 colheres de sopa de tomate picado, 01 colher de sopa de cebola branca picada, 01 colher de sopa de azeite extra virgem, 01 colher de chá de vinagre, 01 colher de chá de salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo

Em uma tigela pequena adicione o tomate, a cebola e a salsinha. Tempere com azeite, vinagre, sal, pimenta e misture bem para formar o seu vinagrete. Reserve na geladeira.

Corte o pão francês ao meio e depois de ter passado uma manteiga, dê uma leve dourada em uma frigideira antiaderente.

Depois de dourar o pão francês, adicione a mortadela dentro do pão.  Na mesma frigideira coloque o queijo prato para derreter. Adicione então o queijo prato e o vinagrete reservado, que estava na geladeira.

Agora corte ao meio e bom apetite !!!


Caio Silva é Chef de Cozinha do Restaurante Banzé