Um ano inesquecível

PUBLICADO NA EDIÇÃO 413 DO JORNAL DO SOL

Nesse mês completa meu primeiro ano escrevendo essa coluna de gastronomia aqui no Jornal do Sol. A primeira coluna foi sobre o Festival da Lagosta, do qual participei nas três primeiras edições e que já está em sua 4ª edição, agora trazendo muitas novidades como um aplicativo para celular que faz com que os clientes localizem os restaurantes participantes com mais facilidade. Nesse meio tempo muitas coisas mudaram para mim e é muito gratificante fazer parte dessa equipe, podendo me expressar sobre casos do meu cotidiano e dividir receitas que fazem parte da minha história.

Recentemente comentei aqui que estava encerrando um ciclo de minha vida e que novidades estariam por vir. Pois então o momento tão esperado por mim chegou. Nesse último dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora, realizei um sonho que eu perseguia desde os tempos de menino, que era abrir meu próprio negócio. A inauguração foi um sucesso e agora temos muito trabalho pela frente para servir ao público de Porto Seguro que procura por boa comida aliado a um ambiente agradável e serviço de qualidade.

O restaurante Banzé, que foi um projeto elaborado e pensando nos mínimos detalhes, fica localizado na Rua Augusto Borges nº59ª, e fica aberto de segunda a sexta das 12h às 23h e aos sábados, das 13h à 0h. Lá você poderá encontrar pratos diversos como esse Risoto de Pupunha com Crispy de Presunto Cru que segue abaixo com todos os detalhes.

Risoto de Pupunha com Crispy de Presunto Cru

Ingredientes:

300 g de palmito pupunha fresco picado, 50 ml de vinho branco, 150 g de arroz arbóreo, 50 g de cebola branca picadinha, 25 g de salsinha picadinha, 100 g de presunto cru, 50 g de manteiga, 50 g de parmesão ralado, 300 ml de caldo de legumes, 25 ml de azeite extra virgem e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma caçarola em fogo médio coloque o azeite extra virgem e refogue a cebola. Após refogar a cebola adicione o palmito pupunha, o arroz arbóreo e o vinho branco para que solte o refogado da panela. Mexendo bem adicione o caldo de legumes até cobrir o arroz e tempere com sal. Enquanto faz o risoto, em uma assadeira distribua o presunto cru e leve ao forno por 15 minutos a 180ºC ou até que fique crocante e forme o crispy. Agora que o risoto já está al dente, finalize com manteiga gelada, parmesão e salsinha. Sirva o risoto com o crispy de presunto cru e bom apetite!


Caio Silva é um paulista apaixonado por comida e Chef de Cozinha do Restaurante Banzé