Porto Seguro tem oferta de 245 voos extras em fevereiro

O município possui equipamentos regionais com a maior movimentação de passageiros no estado

Porto Seguro está entre os destinos mais procurados por turistas de outros estados do Brasil e também de fora do país no Carnaval. Para atender essa demanda, o aeroporto vai ofertar voos extras no mês de fevereiro. O mesmo vai acontecer com Ilhéus, no Sul do Estado, por motivos semelhantes. Juntos, os equipamentos da Costa do Descobrimento e do Litoral Sul baiano tem a estimativa de receber 226 mil pessoas nesse período.

Em Porto Seguro, a oferta será de 245 voos extras no mês de fevereiro, além dos 442 regulares previstos. Um crescimento em mais de 55% no número total de voos. A expectativa é que cerca de 178 mil passageiros devem chegar ou partir pelo equipamento aeroportuário nesse período. Além de Salvador, as aeronaves terão como principais origens e destinos nacionais os estados de São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro e o internacional será a cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Desta forma, o aeroporto de Porto Seguro é um dos regionais com o maior crescimento em movimentação total de passageiros em 2019 comparado ao ano anterior. Chegaram e partiram 1,7 milhão de pessoas pelo equipamento aeroportuário em 2019. No último ano, o número de usuários que passaram pelo local cresceu para 1,9 milhão. Um aumento de 200 mil pessoas em 2019 relacionado ao ano anterior.

Vitória da Conquista foi outro município que registrou maior crescimento, com o acréscimo foi de 57% na quantidade de embarques e desembarques de pessoas utilizando o equipamento aeroviário do município. A entrada em operação do aeroporto Glauber Rocha no mês de junho do ano passado contribuiu para esse número, já que a região é um dos polos econômicos da Bahia. Em 2018, foram 210 mil viajantes pelo antigo aeroporto Pedro Otacílio. No ano seguinte, o número cresceu para 331 mil passageiros.

Em Ilhéus, o aeroporto Jorge Amado terá um aumento de aproximadamente 9% no número total de voos no próximo mês. O equipamento aeroviário do Litoral Sul baiano irá oferecer 16 voos extras em fevereiro, além dos 185 regulares. A estimativa é que 48 mil passageiros devem embarcar e desembarcar utilizando o Jorge Amado. As principais origens e destinos no período serão Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

“Em 2020, temos como novidade a construção dos novos aeroportos em Bom Jesus da Lapa e em Senhor do Bonfim, a ampliação do equipamento aeroportuário de Barreiras e a implantação da aviação regular nos aeroportos de Guanambi e de Comandatuba”, destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura. Além disso, está prevista a requalificação de aeródromos públicos como Canavieiras e Mucugê, que operam com aviação geral. “Investir em infraestrutura, na recuperação de estradas, na construção e reforma de aeroportos regionais e na execução de obras de mobilidade reflete diretamente na área turística", ressalta Fausto Franco, secretário estadual de Turismo.


Fonte: Ascom Seinfra e Setur - Fotos: Ulgo Oliveira/Seinfra