Casos de Covid-19 crescem nos distritos e zona rural

 

Em Porto Seguro, em 22/06/20, foi registrado o quinto óbito em decorrência do Covid-19. Novas localidades têm registrado casos da doença. Frutos da Terra, zona rural próxima a Itabela mas pertencente a Porto Seguro, registrou hoje 08 casos.

Nova Caraíva, Orla Sul do município entrou no boletim na semana passada, registrando até hoje 02 casos. Até o momento, não foram registradas ocorrências dentro da vila de Caraíva. Desde as determinações de isolamento social, as vias de acesso à localidade estiveram fechadas ou vigiadas para impedir o trânsito de turistas ou pessoas infectadas. Na internet, as campanhas de mobilização tentam movimentar comunidade e profissionais para atendimento à saúde, à assistência e à infraestrutura na localidade. Mas em Itaporanga, também próximo à vila, o número de casos já chegou a 13.

O crescimento dos casos em Trancoso também tem chamado atenção. Em março, o distrito registrou os 06 primeiros casos. Atualmente, está com 13 casos. Arraial segue com 02 casos. No município, ao todo foram confirmados até 22/06, 401 pacientes com a doença, sendo que 153 já se recuperaram, 235 estão em isolamento respiratório e 08 estão internados, conforme boletim da Secretaria de Saúde. 120 pessoas aguardam resultado de exame e 328 apresentam síndrome gripal. Dos 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, 08 estão ocupados. E dos 34 leitos clínicos, 07 estão ocupados.

Os bairros com maior número de ocorrências são: Cambolo (43), Parque Ecológico (42), Orla Norte (34), Mercado do Povo (29), Centro e Pça do Gravatá (com 27 cada) e Areião (26).

Covid-19 na Bahia

Na Bahia, dos 47.086 casos confirmados desde o início da pandemia, 23.305 já são considerados curados, 22.340 encontram-se ativos e 1.441 tiveram óbito confirmado. 101.457 estão em investigação. 6.340 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Covid-19 no Brasil

No país são confirmados 1.085.038 casos, 50.617 óbitos, 549.386 pessoas recuperadas e 485.035 em acompanhamento.

 

Estado atualiza portal de informações sobre gastos na pandemia

O Governo do Estado colocou no ar nesta segunda-feira (22) uma atualização do Portal Transparência Bahia, tendo como principal novidade um painel de BI (Business Intelligence) que permite ao cidadão acesso completo e customizado aos dados sobre as contratações emergenciais realizadas pelos órgãos do Executivo para o combate à pandemia da Covid-19, com base na Lei Federal 13.979/20 ou na Lei Estadual 14.257/20.

É possível customizar as pesquisas sob três diferentes perspectivas: uma visão consolidada sobre a quantidade e o montante do conjunto das contratações realizadas, uma visão analítica listando todas as contratações, incluindo contratante, contratado e valor em cada caso, e uma visão detalhada, na qual o usuário pode acessar todas as informações de determinada contratação ou aquisição, inclusive pagamentos, podendo também ter acesso à íntegra do instrumento contratual. A ferramenta permite também a exportação dos dados, pelos usuários, para planilha ou formato de dados abertos.

De acordo com a Auditoria Geral do Estado (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba) que gerencia o portal Transparência Bahia, as informações são extraídas do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan) e do Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviços (Simpas), e refletem os dados lançados nestes sistemas corporativos pelos órgãos contratantes.

“A ferramenta de BI disponibilizada no Portal concentra as informações das contratações emergenciais realizadas por todos os órgãos, assegurando total transparência às ações governamentais”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Outras informações

O auditor geral do Estado, Luis Augusto Rocha, acrescenta que o novo portal Transparência Bahia também dá acesso a muitas outras informações relativas à pandemia produzidos pelos diversos órgãos do Estado, a exemplo de notícias, contratações e doações no âmbito da Secretaria da Saúde, leis e decretos e boletins epidemiológicos.

O Painel Covid, desenvolvido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), apresenta de forma gráfica informações relativas à pandemia, a exemplo de dados do quantitativo de infectados e óbitos distribuídos por faixa etária, sexo, município e distribuição e índice de ocupação dos leitos.

Os gastos voltados para o combate à pandemia estão sendo acompanhados pelo Comitê de Transparência do Enfrentamento ao Coronavírus, com a participação do Ministério Público Estadual (MP-Ba) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-Ba). O Comitê se espelha em entidade similar criada no Ceará, com o objetivo de acompanhar todo o processo decisório, inclusive relacionado a compras, executado pela administração estadual no combate ao novo coronavírus.

Governo prorroga decretos e anuncia testagem de estudantes

Eventos com mais de 50 pessoas e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem proibidos em todo o território estadual por pelo menos mais 15 dias. O decreto n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (21/06), ficará em vigor até o dia 6 de julho.

O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos - inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores -, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. O decreto também engloba a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes de casos da Covid-19.

Testagem de estudantes

Segundo o governador Rui Costa, na próxima terça-feira (23/06), o Estado começará uma nova etapa no monitoramento da Covid-19. “Serão feitos testes, em um primeiro momento, em alunos da rede estadual de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca, cidades que oficialmente registram pelo menos 1% da população contaminada pelo vírus. A ideia é tentar fazer um diagnóstico dos alunos da rede, tendo acesso a dados como quantos tiveram, quantos estão contaminados, obtendo assim uma pequena amostra do que está ocorrendo com esses estudantes, bem como com os servidores e possibilitando a elaboração de um plano mais assertivo de retomada das aulas”, detalhou.


Fontes: Ascom PMPS; Secom Governo da Bahia; Ascom Sesab; Ministério da Saúde