Porto Seguro entra no primeiro dia de toque de recolher

 

Em Porto Seguro, são 139 casos confirmados de Covid-19. O município está no seu primeiro dia de cumprimento dos decretos estadual e municipal que determinam o toque de recolher, e vão de 03 a 09/06/20. Comerciantes tentam entrar em conversação com a gestão municipal para flexibilizar os atendimentos de delivery após o horário estabelecido pelos decretos. 88 pacientes estão em isolamento respiratório, 05 internados, 230 com síndrome gripal e 78 aguardando resultados de exame. Até o momento, o município registrou 45 recuperados e 01 óbito.

Os 10 leitos de UTI disponíveis na cidade estão ocupados. E dos 34 leitos clínicos existentes, 06 estão ocupados. Por área, a Orla Norte é a localidade que apresenta o maior número de infectados (19). Em seguida vem o Cambolo (18), a Agrovila (17), Centro (15). Além destas localidades, foram registrados casos na Praça do Gravatá (09), Fontana, Areião e Parque Ecológico (08 cada), Vera Cruz (07), Mercado do Povo (05), Praça do Coelho (04), Vila Valdete (03), Vista Alegre, Vila Parracho e Vale Verde (02 cada) e Vila Vitória, Vila Jardim, Sapoti e Paraguai (01 cada). Trancoso teve 06 casos e Arraial d'Ajuda teve 01 caso, todos registrados no início da epidemia no município.

A Bahia registra 21.430 casos confirmados

Na Bahia, são 21.430 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), 7.247 recuperados e 736 óbitos. 13.447 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 3.114 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 311 municípios do estado, com maior proporção em Salvador. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes Uruçuca, Ipiaú, Itabuna, Salvador, Itajuípe.

Brasil tem 223.638 pessoas curadas do Covid-19

O Ministério da Saúde registrou dia 02/06/20, o total de 223.638 casos de pessoas curadas do coronavírus. O número representa 40,3% do total de casos confirmados atualmente (555.383). Outros 300.546 casos seguem em acompanhamento médico em todo o país.

Até o momento, o país registra 31.199 óbitos. Cerca de dois mil municípios do país não possuem casos de coronavírus e 70% das cidades não registram nenhum óbito pela doença.

 

Decreto de toque de recolher, no extremo sul baiano, do Governo do Estado já está valendo 

O Governo do Estado da Bahia determinou toque de recolher em 19 municípios do Extremo Sul da Bahia na tentativa de conter o aumento dos casos de coronavírus na região. Porto Seguro está entre os municípios estabelecidos no decreto estadual e terá a circulação de pessoas limitada no horário das 18h às 5h, entre os dias 3/6 a 9/6.

A medida restritiva abrange também os municípios de Itamaraju, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Ibirapuã, Vereda, Itanhém, Medeiros Neto, Alcobaça, Lajedão, Caravelas, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Belmonte, Itabela e Guaratinga.

Durante o toque de recolher, da 18h às 5h, fica proibida a circulação e permanência de pessoas em parques, praças e ruas. Os serviços de entrega (delivery) também não poderão funcionar neste horário. A medida não se aplica aos servidores públicos em serviço, profissionais ligados à Saúde, Assistência Social e militares no desempenho de seu trabalho.

As especificações do toque de recolher estão no decreto municipal 10.843/20 que segue as determinações estabelecidas pelo Governo do Estado. Durante o horário determinado de limitação de locomoção, empresas comerciais, escritórios, postos de combustíveis e, mesmo serviços considerados essenciais, deverão permanecer fechados, garantindo horário de encerramento diário das atividades com antecedência para que seus funcionários possam retornar às suas residências antes do horário estipulado.

Somente poderão funcionar após as 18h até as 5h, as farmácias 24 horas e estabelecimentos de atendimento à pacientes e enfrentamento ao Covid – 19, hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Estão autorizados o deslocamento para ida ao local de trabalho voltado à saúde ou farmácias, para compra de remédios, transportes de medicamentos ou comprovada urgência, bem como, de materiais de construção para obras de hospitais e de unidades de saúde, bem como transporte de insumos hospitalares.

Os estabelecimentos continuarão seguindo as regras de uso de máscaras, higienização e limitação de público. O descumprimento dessas medidas será caracterizado como infração à legislação e sujeitará o infrator às penalidades e sanções. A Guarda Municipal está autorizada a conduzir qualquer pessoa que descumprir as normas, podendo requisitar um policial.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, explica que o decreto estadual deve ser seguido por todos os municípios determinados pelo Governo do Estado. “Infelizmente são medidas duras, mas o objetivo é realmente conter a curva de crescimento da doença em nossa região. Algumas cidades estão registrando taxas altíssimas, o que não é o caso da nossa, mas, por estarmos dentro desta área, é obrigatório que também sigamos essa orientação. Peço calma, fé e mais um pouco de paciência, pois essa situação vai passar”, afirmou a gestora.

Em Itabuna, 20 novos leitos de UTI começaram a funcionar no Hospital de Base

Itabuna, no sul do Estado, recebeu dia 03/06, o reforço de 20 novos leitos de UTI no Hospital Luís Eduardo Magalhães. A unidade, também conhecida como Hospital de Base, recebeu 15 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado e equipamentos para garantir a implantação definitiva de outros cinco leitos que já contavam com os aparelhos de ventilação. Outros 38 leitos clínicos já estão funcionando no hospital para receber e estabilizar pacientes com sintomas mais leves da doença.

O Governo do Estado inaugurou uma unidade de Atendimento Covid-19 no Centro de Convenções de Ilhéus, integrando uma estrutura que já conta com os Hospitais da Costa do Cacau e o Hospital de Ilhéus, totalizando em 150 leitos de UTI. Além disso, a cidade aguarda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha. Em Itabuna, estão sendo oferecidos 40 leitos no Hospital Calixto Midlej e 13 leitos infantis no Hospital Manuel Novaes.

Equipamentos

Atualmente, o Governo da Bahia possui em estoque 879 mil luvas, mais de 922 mil máscaras cirúrgicas e 300 mil unidades da máscara N95. Além disso, o Governo do Estado adquiriu 32 milhões de luvas, nove milhões de máscaras cirúrgicas e um milhão de máscaras do tipo N95, o que são suficientes para atender a demanda por até seis meses.

 

Bahia tem mais 22 municípios com transporte suspenso; total chega a 281

Água Fria, Andaraí, Aramari, Aurelino Leal, Caldeirão Grande, Candeal, Caravelas, Correntina, Dom Basílio, Itapitanga, Ituberá, Jandaíra, Lafaiete Coutinho, Lapão, Maetinga, Palmas de Monte Alto, Ribeirão do Largo, Ruy Barbosa, Santanópolis, Serra Dourada, Serrolândia e Wanderley terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (04/06).

A medida tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

 A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (3). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Aracatu, Barro Preto, Caculé, Medeiros Neto e Pedrão, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

A Bahia possui 281 municípios com transporte suspenso. São eles: Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Andaraí, Anguera, Antas, Antônio Cardoso, Aporá, Apuarema, Araçás, Araci, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal, Baianópolis, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barrocas, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brumado, Buerarema, Buritirama, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Caém, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canavieiras, Candeal, Candeias, Candiba, Cândido Soares, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Casa Nova, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Coronel João Sá, Correntina, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira de Santana, Filadélfia, Floresta Azul, Gandu, Glória, Gongogi, Governador Mangabeira, Guanambi, Iaçu, Ibicaraí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Igrapiúna, Iguaí, Inhambupe, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna e Itacaré.

A restrição também inclui Itaetê, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itanagra, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itatim, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jaguaripe, Jaguaquara, Jandaíra, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jussari, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedão, Lamarão, Lapão, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Madre de Deus, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maragogipe, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Mata de São João, Miguel Calmon, Milagres, Mirante, Monte Santo, Morro do Chapéu, Mucuri, Mulungu do Morro, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nordestina, Nova Fátima, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Queimadas, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Santanópolis, Salinas de Margarida, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês.

Estão com restrição no transporte ainda Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santa Luzia, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Domingos, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Senhor do Bonfim, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Terra Nova, Tucano, Uauá, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Varzedo, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Fontes: Ascom PMPS; Secom Governo da Bahia; Ascom Sesab; Ministério da Saúde

Comentários   

# SolidariedadeMárcia Gomes 04-06-2020 17:01
"Sou do Rio de Janeiro e não vejo a hora de poder viajar para Porto Seguro e curtir muito esta cidade. Quero me solidarizar com os moradores de que tudo que está sendo feito é necessário para que as coisas voltem ao normal.
Força galera!! Em breve, se Deus quiser, estaremos aí curtindo essa paisagem linda, esta cidade alegre e bela.
Responder | Responder com citação | Citar