De volta aos cargos, prefeitos promovem nova dança das cadeiras

 

A dança das cadeiras em Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis está em ritmo de axé. A pressa em retomar o poder e devolver os cargos de primeiro e segundo escalão às pessoas de sua confiança estão levando os prefeitos Cláudia Oliveira, Agnelo Júnior e Robério Oliveira, todos do PSD, a assinar nomeações na mesma velocidade frenética das exonerações.

Nesta terça, 10/04/18, reassumiu o cargo, a prefeita Cláudia Oliveira. Imediatamente após a solenidade, no gabinete da prefeitura, no gabinete, assinou a nomeação de Maurício Pedrosa, que retorna à pasta de secretário de Relações Institucionais - ele havia sido exonerado após o afastamento de Cláudia, em novembro de 2017. A prefeita nomeou também outro secretário, o sargento Fábio Costa, para a Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos, em substituição a Eriovaldo Renovato, que, cogita-se nos corredores da política, pediu exoneração para lançar candidatura a deputado estadual. 

Miguel Balejo (Secretaria de Relações Institucionais) e Rowenna Britto também pediram exoneração. E no dia 06/04/18, depois da notícia do retorno da prefeita à administração, o vice-prefeito Beto Nascimento pediu licença do cargo por 30  dias, alegando a necessidade de dedicação a interesses inadiáveis. Beto estaria se afastando com vistas à eventual candidatura para deputado estadual mas também se discute a possibilidade de rompimento com a gestão, devido a divergências políticas. Ao reassumir a cadeira, Cláudia Oliveira lamentou a ausência de Beto e afirmou sentir sua falta, já que a amizade de ambos teria vindo de antes da parceria nas eleições.

Até o fim da semana, deverão ser exonerados muitos servidores e nomeados outros tantos, que saíram quando do afastamento da prefeita.

A reassunção de Cláudia foi publicada no Diário Oficial, no link: http://www.portoseguro.ba.io.org.br/diarioOficial/download/621/2842/0

Santa Cruz Cabrália

Em Santa Cruz Cabrália, o prefeito Agnelo Júnior já assinou diversos decretos de nomeação e exoneração, no dia 09/04/18. Ele demitiu todos os servidores ocupantes em cargo de comissão, nomeados a partir de 08/11/2017. Os nomes estão relacionados no Diário Oficial, no link http://doem.org.br/ba/santacruzcabralia. Dentre as exonerações estão as de Paulo Frank Correia, do cargo de secretário de Turismo, de Ernanda Saffran, da pasta de Assistência Social, Reginaldo Apolinário, do cargo de secretário de Administração e Planejamento, substituído por Fernando Ricaldi Júnior, e Wania Zuim, exonerada da diretoria da Vigilância Sanitária.

Eunápolis

Em Eunápolis, no dia 10/04/18, dois dias após reassumir a prefeitura, Robério Oliveira já chamou de volta muitos dos exonerados após seu afastamento pela justiça. O prefeito em exercício havia demitido cerca de 150 servidores.

Alguns dos que assumem as pastas são: Pedro Bonomo (Infraestrutura), Luís Otávio Borges (Administração) e Maureen Lacerda (Educação). Larissa Oliveira, filha de Robério, não é mais secretária de Assistência Social. Assume a pasta, Margot Kunzendorf, que era secretária de Administração. Outro parente que não ocupa mais cargo de secretário é o irmão de Robério, Lourenço Oliveira (de Meio Ambiente). No lugar dele fica Max Xavier, advogado. E o enfermeiro Rodrigo Kuada é o novo secretário de Saúde.

Recentemente, Robério havia recebido recomendação do Ministério Público Federal para retirar a filha e o irmão das secretarias, sob acusação de nepotismo. Cogita-se que a saída de Larissa Oliveira deve-se à suposta candidatura dela ao cargo de deputada estadual. O afastamento pode ter sido resultado da exigência do TRE com relação ao prazo de desincompatibilização de cargos. A desincompatibilização é o afastamento obrigatório de cargo público do postulante a candidato até um determinado prazo antes da eleição.

As exonerações e nomeações dos servidores de Eunápolis estão nos links a seguir: http://www.eunapolis.ba.io.org.br/diarioOficial/download/253/4086/0 e http://www.eunapolis.ba.io.org.br/diarioOficial/download/253/4088/0