PM apreende armas de fogo, animais abatidos e pássaros em cativeiro

Foram encontradas ainda armadilhas de caça e animais mortos na localidade, na região sul do Estado

Após uma denúncia, policiais militares do 2º Pelotão da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental – Porto Seguro (Cippa-PS) apreenderam 13 armas de fogo, aproximadamente 20 kg de caça, 24 pássaros e cinco armadilhas em um barraco no distrito de Água Branca, localizado entre os municípios de Itamarati e Ubatã.

Ao chegar ao local, foi informado à guarnição que uma pessoa de moto avisou ao infrator da chegada da equipe e ele conseguiu fugir. Após a apreensão de todo material, dando continuidade à ação, foram realizadas abordagens a veículos e transeuntes. Foram apreendidas ainda 24 gaiolas com pássaros da fauna silvestre nativa em árvores e fachada de residências, com indícios de cativeiro irregular. Nessas circunstâncias, não foi possível identificar os responsáveis.

Durante a ação foram apreendidos: 11 espingardas de fabricação artesanal; um rifle CBC, calibre 22, com numeração suprimida; uma espingarda 410 boret calibre 36; três tatus e um caititu abatidos; 24 gaiolas; sete canários terra; oito papa capins; um sabiá; um cardeal; sete chorões e cinco armadilhas para captura de animais silvestres.

Todo material foi apresentado na 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin) em Ilhéus e as aves, após análise, foram devolvidas à natureza em seu habitat natural.

“As ações de combate aos crimes contra a fauna são importantes missões desenvolvidas pela Cippa no cumprimento de sua missão, prevenindo e reprimindo as condutas lesivas ao meio ambiente”, ressaltou o comandante da Companhia, major Blanco.


Fonte: Ascom PM/BA