Líder pataxó morre em acidente próximo a Gandu

O presidente do Conselho de Saúde Indígena de Itamaraju, conhecido como Tapera, da Aldeia Pataxó Craveiro, no Prado, faleceu num grave acidente de carro próximo a Gandu, quando retornava de Salvador, na manhã desta quarta-feira, 31/10/18.

No carro da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), estavam, junto com Tapera, outras lideranças indígenas: o cacique Jurandi de Jitaí, que teve ferimentos leves mas passa bem, segundo informou um amigo da família, e o cacique Braguinha do Pé do Monte, que está internado na UTI.

Eles retornavam de Salvador, onde tiveram uma reunião para tratar de assuntos referentes a atendimento em saúde para as famílias indígenas. Parentes e amigos estão se manifestando nas redes sociais e se despedindo do líder Pataxó.

“Perdemos hoje uma liderança indígena jovem... O povo Pataxó agradece pelos seus trabalhos e apoio a todas as comunidades. Meu grande amigo Tapera, vá em paz e muito obrigado por tudo”, disse o amigo Irajá Paraxó, em sua página no Facebook. “É triste, é dolorido! O parente foi reivindicar questões das nossas comunidades e, no retorno, perdeu a vida,” disse outro amigo, ao informar sobre o acidente aos familiares do Povo Pataxó.