Polícia isola entorno de empresa explodida por criminosos em Eunápolis

 


A polícia técnica isolou toda a área ao redor do prédio da Prosegur, empresa de transporte de valores que sofreu uma explosão por parte de criminosos, nos primeiros minutos do dia 06/03/18, no Centro de Eunápolis, a 64 quilômetros de Porto Seguro. Além do risco de desabamentos, o outro forte motivo é a presença de explosivos deixados pela quadrilha no ataque que matou a tiros um segurança e feriu outros seis funcionários com estilhaços e a queda dos escombros.


Numa madrugada de terror, os bandidos explodiram o prédio da empresa de valores Prosegur, na Rua Doutor Gravatá, com objetivo de roubar dinheiro transportado pela empresa. Os tiros e as explosões teriam durado cerca de 40 minutos, segundo as testemunhas, e atingiram fortemente outras edificações próximas ao prédio da empresa de segurança, como uma boutique, residências e outras lojas comerciais.

Alguns moradores postaram nas redes sociais fotos de pedaços de gesso e janelas de vidros espalhados pela casa devido ao impacto das explosões. Câmeras de segurança instaladas na rua filmaram o ataque e populares também gravaram por meio de celular, tamanha a movimentação no horário do crime. 

A Prosegur havia afirmado que os bandidos não conseguiram levar dinheiro devido ao forte sistema de segurança. Mas as imagens gravadas por câmeras de segurança mostram os criminosos carregando malas grandes e jogando dentro do carro da fuga.

 

A ousadia do ataque assustou a comunidade eunapolitana. Segundo a polícia, os criminosos montaram um esquema que visava impedir a passagem da polícia e de outras pessoas pela rota do ataque. Antes de explodir a empresa, o grupo, que portava fuzis, dinamites e granada, ateou fogo em frente ao quartel da Companhia Independente de Policiamento Especializado Mata Atlântica (CIPE-MA), para impedir a saída dos policiais. De acordo com a CIPE, ninguém ficou ferido no incêndio. Os criminosos usaram, ainda, carretas para bloquear partes da BR-101, no trecho que que liga Eunápolis a Itabuna.

O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) se deslocou para a cidade. A Polícia Militar enviou equipes do Grupamento Aéreo (Graer) para fazer sobrevoos na região e reforçou o policiamento nas vias de acesso à cidade, com o apoio do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema), da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Sul e da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (CAERC), além do apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Defesa Civil de Eunápolis avalia as condições dos imóveis vizinhos à empresa de transporte de valores, para saber se oferecem risco à comunidade. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) afirmou que o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) está investigando o caso.

 

Atendimento aos feridos

Os cinco funcionários feridos no ataque levados para o Hospital Regional de Eunápolis e ainda não se sabe o estado de saúde deles. Em nota, a Prosegur lamentou a morte do vigilante Elivar Ferreira Madier Sobrinho, de 46 anos, e afirmou que está dando assistência aos feridos, ao tempo que se disponibiliza para colaborar com as investigações. A empresa disse ainda que que aguarda mobilização conjunta das autoridades locais para prevenir e reprimir ações como esta.


Fotos: G1