Veracel Celulose comemora 29 anos

Referência em produtividade, a empresa tem papel primordial para o crescimento sustentável da região da Costa do Descobrimento,

na Bahia, com foco em inovação, conservação ambiental e compromisso com os colaboradores e com a comunidade

 

A Veracel Celulose comemora em 15 de julho seus 29 anos. A companhia tem muito a celebrar: ao longo de sua história, tem sido reconhecida pela produtividade e qualidade da celulose. Também desempenha papel fundamental para o desenvolvimento sustentável da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, com forte atuação para a conservação do meio ambiente e apoio às comunidades do seu entorno.

“Estamos evoluímos como empreendimento econômico, somando o papel de também atuamos como agente de desenvolvimento regional. Compreendemos que só existe empresa de sucesso quando ela gera e compartilha valor com o seu território e com a sociedade”, afirma Andreas Birmoser, diretor presidente da empresa.

Com mais de 3 mil colaboradores, sendo 732 próprios e 2.459 terceirizados, a Veracel acaba de ser reconhecida pela pesquisa Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores para trabalhar do setor de agronegócio no Brasil. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao atuarmos sempre com responsabilidade, segurança e valorização do bem-estar de todos os nossos colaboradores”, afirma o diretor presidente.

Sustentabilidade: um dos pilares da empresa

Recentemente, a empresa divulgou seu Relatório de Sustentabilidade de 2019, com download permitido no site www.veracel.com.br. No ano passado, mais de 16 mil pessoas foram beneficiadas pelos programas de geração de renda e educação da Veracel, a partir de um investimento social de R$ 12,5 milhões, que resultou em melhoria na qualidade de vida dessas comunidades. Desse valor, foram investidos R$ 8 milhões no programa de agricultura familiar na região, considerando projetos como os assentamentos agroecológicos sustentáveis, Agrovida, apicultura, piscicultura e beneficiamento de mariscos.

Entre os demais destaques do ano, estão o crescimento da produtividade florestal, a despeito dos desafios do clima – com investimento em melhorias de processo – e o recorde no índice de reciclagem de resíduos industriais.

Atividades ambientais

A Veracel atua em 11 municípios no sul da Bahia, possui uma área total de 223.776 hectares, sendo 87.962 hectares de plantios comerciais de eucalipto, 101.347 hectares de área de preservação permanente e 21.901 hectares de plantio em áreas de fomento florestal.

Nos últimos 20 anos, a companhia já restaurou mais de 6.500 hectares com espécies nativas, que conectaram mais de 65.000 ha de áreas naturais, em um planejamento de paisagem que leva em consideração todos os fragmentos de mata nativa existentes na paisagem local.

Além disso, em parceria com a Suzano, a Veracel tem monitorado fauna e flora da paisagem regional nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. A área total monitorada é de cerca de 900 mil hectares.

Localização privilegiada

A Veracel está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica, que vai do Espírito Santo chegando quase até Salvador. Nessa região, a empresa tem muitas áreas protegidas, sendo que a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel é uma delas, com 6.069 hectares de mata em excelente estado de conservação. Na RPPN Estação Veracel há exemplares florísticos datados de mais de 600 anos de idade, que antecederam à chegada dos portugueses na Costa do Descobrimento, em 1500.

O princípio da companhia é traçar ações vinculadas a políticas públicas para orientar as decisões no tocante à conservação ambiental. Um exemplo foi o financiamento, realizado pela Veracel em 2014, para a elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica de dez municípios nos quais se distribui sua base florestal. Esses planos direcionam ações nas áreas prioritárias para conservação ou restauração da Mata Atlântica.

Diálogo para conservação ambiental

A Veracel mantém uma rede de relacionamento com diferentes stakeholders, que possibilita troca e compartilhamento de experiências visando à melhoria do território. A companhia faz parte do Diálogo Florestal Nacional e, regionalmente, do Fórum Florestal da Bahia.

Essas iniciativas independentes facilitam a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal e organizações ambientalistas e sociedade civil, com o objetivo de construir visão e agendas comuns entre esses setores. São canais de diálogo pautados pelo respeito e pela construção de estratégias, acordos e parcerias.

Atualmente, a companhia está discutindo, em conjunto com essas entidades, um modelo denominado Diálogo do Uso do Solo. Um exemplo interessante dessa proposta é a possibilidade de estabelecer um corredor ecológico para conectar o Parque Nacional do Pau Brasil, unidade de conservação federal, com 19.027 mil hectares, à RPPN Natural Estação Veracel, com 6.069 hectares.

Certificação inédita

Devido à conservação de 25 espécies de mamíferos de médio e grande porte, 229 espécies de aves e 242 espécies de flora, a Veracel acaba de receber a Certificação de Serviços Ecossistêmicos da Conservação da Biodiversidade (FSC® C017612), criado pelo @fsc_brasil e emitido no Brasil pelo Imaflora. Esse é um reconhecimento inédito no setor brasileiro de florestas plantadas.

Atuação durante a Covid-19

Diante dos impactos trazidos pela pandemia, a Veracel implementou um conjunto integrado de ações para apoiar as comunidades da região onde atua, a Costa do Descobrimento, na Bahia, e também de outras áreas do interior do estado. Dentro de seu compromisso essencial com as pessoas, a empresa adotou, de um lado, uma série de medidas para reforçar a proteção, a segurança e o bem-estar dos colaboradores e, de outro, organizou diversas iniciativas voltadas à comunidade.

Nas ações externas, a Veracel desenvolveu uma série de ações de apoio para as comunidades mais vulneráveis da região, atuando individualmente ou com um conjunto de parceiros, que inclui outras empresas, universidades, entidades setoriais e organizações sociais. Entre as iniciativas já realizadas estão as doações de 216.484 EPIs (equipamentos de proteção individual), como máscaras e luvas; 3.540 cestas básicas; e 49 mil litros de água tratada com hipoclorito de sódio.

Além disso, em parceria com a Suzano, a empresa contribuiu para a construção de um hospital de campanha em Teixeira de Freitas (BA) e realizou a doação de 20 respiradores para esse hospital, que foram entregues em 6 de junho. O hospital foi inaugurado do dia 13 do mesmo mês, e está sob administração do governo do estado.

O setor de celulose tem papel fundamental no combate aos efeitos da disseminação da Covid-19 por produzir produtos de higiene e outros materiais básicos para a saúde. A Veracel segue operando com segurança durante a quarentena, com atividades adaptadas, respeitando e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e dos demais órgãos competentes.


Fonte: Ascom Veracel