Fiscalização flagra descarte irregular de resíduos sólidos

 


Durante a realização de rondas ambientais nas imediações da BR 367, em uma área próxima à zona urbana do município de Porto Seguro, uma guarnição da CIPPA/Porto Seguro flagrou dia 12/07/19, um veículo tipo caminhonete com reboque realizando descarte irregular de resíduo sólido a céu aberto. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que notificou o flagrante para as devidas providências.
Ao avistar a guarnição, o condutor do veículo tentou fugir do local, mas acabou sendo abordado pela guarnição. Com fundamento na Lei de Crimes Ambientais, foi lavrado o Termo Circunstanciado e dada ordem para que o lixo descartado fosse recolhido e realizada apreensão do veículo e do reboque.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Porto Seguro, o advogado, João Barbosa Góes Filho, a CIPPA tem sido um importante parceiro do município nas ações de prevenção e combate aos crimes ambientais. O secretário destacou a importância de não descartar resíduos sólidos em áreas públicas.
"O bota fora ou descarte de lixo, entulhos, restos de construções e de podas em locais inadequados para isso é crime ambiental, passível de multa", ressalta. A conscientização é sempre o melhor caminho para se obter êxito nas ações de preservação dos ecossistemas. "O indivíduo precisa entender que por fazer parte importante e estar inserido no meio ambiente, ele precisa fazer o seu papel de fiscalizar, cobrar providências e contribuir para a sua conservação", salientou.


Fonte: Ascom Secretaria Municipal de MA