Dia de Skate leva competição e solidariedade a Trancoso

A Equipe BGSP, de skatistas de Porto Seguro, realizou, na Praça da Independência, em Trancoso, a 3ª edição do Dia de Skate nos Bairros. A cada edição, o campeonato acontece em um lugar diferente. Dia 25 de outubro, o evento reuniu competidores das faixas mirim, iniciante, amador 2 e amador 1.

Na categoria amador 1, Jefferson Santos, o “Mascoty”, de 23 anos e atleta de Eunápolis, levou o título de campeão. Já na categoria amador 2, o vencedor foi Mateus Vasconcelos. Na categoria iniciante, o primeiro lugar foi para David de Jesus, 12; e na categoria mirim, Fabrício Paixão, de 7 anos, levou o prêmio. Estes três últimos atletas são de Porto Seguro.O evento sempre é aberto ao público e qualquer pessoa pode participar. A missão de promover o skate nos bairros tem o intuito de arrecadar alimentos, roupas, calçados, brinquedos, para doação às pessoas carentes. De acordo com Aldair Leal, um dos coordenadores do projeto, a finalidade é, além de incentivar o esporte, promover a solidariedade.

 

Paixão dos atletas

A equipe BGSP de skatistas existe desde 2009. Reúne seus skates e orienta pessoas que desejam aprender sobre o esporte. Nos campeonatos, eles contam com os lojistas do comércio local como grandes parceiros. “Tudo o que eles dão é voltado para o atleta. A gente dá a premiação e também os brindes para esses atletas”, afirma Aldair. Ele explica que, além dos treinos que os esportistas praticam, os eventos são para tentar manter ativo o esporte na cidade, e que, o maior intuito do grupo é fazer eventos para abraçar os menores, que são pessoas que tem poucos recursos. “A gente procura sempre ajudar, fortalecer. Na maioria das vezes que o menor vem até a quadra, a gente procura saber quem são os pais passando segurança para eles.”

Aldair afirma que o skate é uma paixão dos atletas, uma academia. Mas que cada um tem sua profissão. Quanto aos eventos, diz que o intuito é reunir o maior número de pessoas para se divertir, e não iniciar uma disputa onde cada um quer ser melhor do que o outro. “Tirar uma colocação boa vai de cada atleta que se empenhar, com foco e disciplina, e consequentemente vai ganhar um troféu e premiação”. E ainda incentivar que cada um espontaneamente possa ajudar a quem precisa. “Quando a gente promove um evento desses fora do bairro, tipo Trancoso, Itaporanga, Alto do Vilas, Arraial d’Ajuda, Vale Verde, Vera Cruz, acaba sendo um atrativo a mais para aquele bairro que nunca teve nada. A família vem, se reúne, brinca e vê que no esporte, que muitas vezes é mal visto por muitos, tem união, ato solidário, e algo positivo.”

Ele conta que as lojas parceiras têm percebido um aumento na venda de material para o skatista e que o evento em Trancoso impactou a ponto de atrair novos interessados em ajudar. “Não é fácil organizar um evento como esse! Somos um grupo de poucas pessoas, mas pessoas normais fazendo algo para o bem. Somos poucos mas somos loucos; aquela loucura boa, que acaba sendo exemplo. Nosso maior parceiro é Deus e é Ele que nos mantém de pé.” Os planos para 2021 são a realização de um cronograma anual em Porto Seguro, com 12 eventos, um por mês, sendo um evento maior no mês de dezembro, com o Natal Solidário.