Museu da Pessoa realiza socialização em escolas

Curso é voltado a professores de escolas públicas de Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Mesquita (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), São Luís (MA) e Marituba (PA) visando o registro e a propagação de histórias, experiências e saberes dos moradores locais

O Museu da Pessoa realiza em parceria com o Instituto Avisa Lá a formação Memória Local na Escola – memórias compartilhadas em sete municípios brasileiros: Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Ribeirão Preto (São Paulo), Mesquita (Rio de Janeiro), Salvador (Bahia), Recife (Pernambuco), São Luís (Maranhão) e Marituba (Pará).

A formação, baseada na metodologia desenvolvida pelo museu, é destinada a professores e alunos de escolas públicas dessas cidades com o intuito de criar seus próprios projetos de memória. O objetivo do projeto é realizar, junto aos alunos em sala de aula, o registro, a organização e a socialização das histórias de vida retratadas ao longo das atividades. Agora, os alunos que participam do projeto estão realizando as entrevistas de história de vida com os moradores de seus municípios.

Com o patrocínio da ULTRAGAZ, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, a formação é realizada a distância pela internet, com carga horária de 60 horas. O projeto é desenvolvido durante todo o ano letivo e visa registrar e organizar as diversas histórias de vida, experiências e saberes dos moradores de cada cidade.

Para a diretora executiva do Museu da Pessoa, Sonia London, propagar tal metodologia em vários lugares de forma simultânea é uma ótima maneira de fomentar o registro social de diversas culturas brasileiras. “Compartilhar nossa metodologia com secretarias municipais de educação é uma excelente forma de fomentarmos a diversidade cultural e valorizar o patrimônio humano e geográfico do país, além de contribuir com a qualificação do diálogo das escolas com as comunidades em que estão inseridas.”

Como resultado final do projeto, o Museu da Pessoa lançará um livro digital de cada município sobre as histórias obtidas. O material também contará com textos e desenhos desenvolvidos coletivamente pelos alunos.

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas. Com um acervo de mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, o Museu da Pessoa é um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, pois protege as expressões culturais da sociedade brasileira através de histórias de vida. Visite: www.museudapessoa.net.

Sobre o Instituto Avisa Lá

O Instituto Avisa Lá é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Desde 1986 vem contribuindo para qualificar a prática educativa nos centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas. Junto às redes de Ensino Fundamental desenvolve ações de formação para profissionais de educação visando a competência da leitura, escrita e matemática dos alunos nos anos iniciais.


Fonte: Ethos Comunicação & Arte