Projeto de extensão da UFSB aborda psicologia da formação docente

O projeto de extensão "Psicologia do Desenvolvimento e Formação Docente: Diálogos com Piaget, Wallon, Vygotsky e Freud" será dirigido a professores, coordenadores e diretores escolares da rede de educação básica e graduandos em Licenciaturas, Pedagogia e Psicologia. A autoria da proposta, aprovada na UFSB, é dos professores Cristiano da Silveira Longo e Stella Narita, e o plano é oferecer um ciclo de minicursos para as diversas escolas na região dos municípios de Porto Seguro (e os distritos de Arraial d' Ajuda e Trancoso) e Santa Cruz Cabrália (incluindo Coroa Vermelha). O período previsto é de início neste ano e conclusão em dezembro de 2020.

A ideia é que os minicursos formativos, embasados nas obras dos autores mencionados, promovam reflexão, conhecimento e discussões de casos, na interface entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Escolar. A partir disso, pretende-se que educadores e estudantes universitários de áreas afins do extremo sul da Bahia desenvolvam efetivo compromisso com sua própria formação profissional, considerando a diversidade das demandas e contextos sócio-escolares nos quais atuam. Os minicursos visam incentivar a superação da atitude espontaneísta e a caminhada em direção ao trabalho intencional a partir dos fundamentos da ciência psicológica.

O local de realização dos minicursos pode ser na escola ou no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, dependendo de agendamentos prévios. Cada encontro terá terminalidade própria e certificação de quatro horas para os participantes. O projeto será desenvolvido nas instituições que se interessarem em receber a proposta. A proposta é de fluxo contínuo, para ser realizada de 2018 a dezembro de 2020, conforme demanda.

O conteúdo programático é composto por Fundamentos Epistemológicos das “psicologias pedagógicas” encontradas nas obras de J. Piaget, L.S. Vygotsky, H.Wallon e S. Freud; O Processo Pedagógico e a Tarefa Educacional; Educação pelo Trabalho e pela Arte; Afetividade e aprendizagem; Temáticas Contemporâneas e fenômenos emergentes em contextos escolares de desenvolvimento e discussão de casos.

Como participar

A direção ou coordenação pedagógica das instituições interessadas em receber o minicurso devem contatar os coordenadores do projeto para estabelecimento de agenda, através do email cristianolongo@ufsb.edu.br. O curso é gratuito para as escolas interessadas; estas devem apenas consultar a disponibilidade e interesse de seus professores e demais atores educacionais e organizar espaço para a realização no minicurso na própria instituição.


Fonte: Ascom UFSB