Reforma do campus da UFSB vai custar R$ 49 milhões

O Núcleo Pedagógico da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), em Porto Seguro, no prédio que abrigou o Centro de Convenções, passa por uma reforma que abrange a construção de 20 laboratórios destinados às quatro áreas de conhecimento: Artes, Ciências, Humanidades e Saúde; 29 salas de aula com tamanhos variados, nos dois pavimentos; gabinetes para professores, salas administrativas, secretarias acadêmica e executiva, coordenações de curso e decanatos; sanitários e vestiários acessíveis; espaços de serviço como copa, depósito de material de limpeza e outros depósitos, e áreas técnicas.

O contrato, no valor de R$ 49.101.381,00, foi assinado em dezembro de 2017, com prazo de conclusão em dois anos.  A Diretoria de Infraestrutura afirma que até o momento, as obras têm se mantido dentro do cronograma e estão em fase inicial e de execução de terraplenagem. A intervenção contempla a construção de outro edifício similar no campus Paulo Freire, em Itabuna. Ao todo serão 9.145m² de área construída.

Acessibilidade

O Núcleo Pedagógico foi projetado conforme a NBR 9050/ 2015, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, e uso dos princípios do desenho universal nos layouts dos ambientes. A reforma inclui ainda sinalização horizontal e com piso tátil, sanitários e vestiários adequados, elevadores, portas e rampas para acesso a todos os pavimentos, sinalização para pessoas com baixa visibilidade e vaga para veículos conduzindo ou conduzidos por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos estacionamentos.

O projeto contempla uso de energia solar e de reuso de águas pluviais, águas cinzas e amarelas para usos não potáveis (descargas dos sanitários etc). Essas ações promovem maior economia de recursos durante a fase de operação dos edifícios e, segundo a Diretoria de Infraestrutura, os projetos que visam à sustentabilidade não custam mais caros por isso.


Foto: projeção do campus da UFSB em Porto Seguro