Sebrae vai preparar empresas para buscar investidores

Com inscrições abertas, Capital Empreendedor prepara empreendedores para captação de recursos.

A startup dos biólogos Leonardo Foti e Maria Luiza Ferreira dos Santos foi selecionada na edição de 2019 e agora recebe mentorias

 

Um dos desafios para empresas inovadoras e startups é o acesso ao crédito para alavancar os negócios. Para auxiliar os empreendedores, estão abertas as inscrições para o Programa Capital Empreendedor, iniciativa do Sebrae para preparar negócios inovadores no âmbito de investimentos de risco.

As inscrições serão gratuitas. Os interessados receberão, após o lançamento nacional do programa, no dia 23/06/20, acesso para jogar o game Capital Empreendedor. Os 30 melhores classificados serão selecionados para participar do programa, com duração até o final do ano.

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, detalha que o Programa é destinado a startups em fase de tração e empresas inovadoras que buscam investimentos externos para crescer.

“Elas serão selecionadas por meio do game e de banca de validação, que avaliarão o potencial da empresa e entendimento dos gestores sobre capital de risco. Serão avaliados também o perfil e o nível de maturidade dos negócios”, esclarece Elizandro.

No decorrer do Programa, haverá um novo corte. Dez, dos 30 empreendimentos capacitados, seguirão para a segunda etapa, com mentorias em modelos de negócios e comportamental.

As melhores classificadas no Paraná terão direito a participar da fase final, chamada Circuito de Investimento, em São Paulo, no mês de novembro. Na etapa, os participantes, já com conhecimento robusto sobre como receber investimentos, terão a chance de apresentar seus negócios a investidores experientes do mercado. Das quatro empresas de maior destaque no Paraná que participaram da edição 2019, três receberam aportes após o circuito final.

A Hyla Biotec, de Curitiba, foi uma das startups finalistas de 2019. Fundada pelos biólogos Leonardo Foti e Maria Luiza Ferreira dos Santos, a empresa surgiu de um projeto da Fundação Oswaldo Cruz - Foti é funcionário do Instituto Carlos Chagas, unidade técnico-científica da FioCruz no Paraná.

Os pesquisadores desenvolveram um equipamento que consegue identificar a presença de um tumor por meio de um biomarcador presente no sangue em até vinte minutos (o tipo de câncer não é especificado e nem a sua localização, o que requer exames mais aprofundados).

“Somos da área técnica e participar do Capital Empreendedor nos ajudou na parte de negócios. Não tínhamos conhecimento da gestão financeira, por exemplo. Foi importante para desenvolvermos habilidades empresariais”, analisa Foti.

O empreendedor ressalta que as mentorias ajudaram a empresa a avançar e dialogar com o mercado. “Temos tido conversas importantes com possíveis investidores e fundos de investimento”, completa.

Etapa Paraná

A forma de funcionamento do Programa Capital Empreendedor será apresentada nas seis regionais do Sebrae/PR, de 12 a 19 de junho, com lives sobre o que é o Capital Empreendedor.

Oeste: 12/06 - 8h – Cascavel e região

Sul: 15/06 - 18h – Pato Branco e região

Centro: 17/06 - 19h – Ponta Grossa e região

Leste: 18/06 - 14h – Curitiba e Litoral

Norte: 18/06 - 18h – Londrina e região

Noroeste: 19/06 - 18h – Maringá e região


Fonte: Ascom Sebrae