Exposição mostra devoção a São Benedito em Porto Seguro

Foi inaugurada, no dia 09/03/19, no Museu de Arte Sacra da Misericórdia, em Porto Seguro, a exposição “São Benedito: o santo negro de Porto Seguro”. O acervo, formado por fac-símiles de documentos históricos e fotografias antigas de festejos e da igreja, e três imagens dos séculos XVIII e XIX de São Benedito, está exposto na capela que leva o nome do santo, na Cidade Histórica.

A exposição, que tem o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Pena e da Veracel Celulose, conta a história do frade negro e da devoção da comunidade local ao santo, da Ordem Franciscana. O curador e coordenador do Museu, o historiador Francisco Cancela afirma que a existência da devoção a São Benedito em Porto Seguro comprova a presença e a contribuição da população negra na formação da sociedade portossegurense.

“Historicamente, os santos negros foram instrumentos estratégicos para a Igreja realizar a catequização dos escravizados. Mas a forma como os negros cativos e os seus descendentes se apropriaram e ressignificaram as virtudes e as atribuições dos santos negros produziram novas narrativas e experiências no campo da religiosidade”.

O objetivo da exposição é proporcionar um espaço temporário de valorização da memória da cultura religiosa de Porto Seguro, reconstruindo narrativas, reproduzindo imagens e reafirmando personagens que reivindicam a presença e a participação da população negra na formação da cidade. Segundo o professor, a intensão da curadoria do Museu “é reivindicar exatamente essa outra história que revela como os negros, desde o período colonial, encontraram na devoção a São Benedito um lugar de solidariedade, de sociabilidade e de fé”.

Parcerias

A exposição “São Benedito: o santo negro de Porto Seguro” é resultado de um projeto de pesquisa e extensão financiado pelo Programa Afirmativa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A equipe, coordenada pelo professor Francisco Cancela, composta por bolsistas cotistas do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XVIII, em Eunápolis, desenvolveu pesquisa nos arquivos do IPHAN, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e no Arquivo Público da Bahia, além da análise iconográfica do acervo do Museu de Arte Sacra e de entrevistas com moradores mais antigos da cidade.

A exposição estará no local até o dia 08/04/19, com horário de visitação das 9h às 14h, todos os dias da semana, com entrada franca.


Fonte: Ascom Museu da Misericórdia