Líder do Governo na Câmara afirma que não será difícil ser elo, mesmo com oposição

Publicado na edição 420 do Jornal do Sol

O vereador Rodrigo Borges, antes filiado ao PV e agora ao PSC, assumiu recentemente a função de líder do Governo na Câmara. Formado em ciências contábeis, pós-graduado em auditoria, contabilidade financeira e perícia contábil, e cumprindo o seu primeiro mandato, é o mais novo aliado da prefeita Cláudia Oliveira na gestão municipal. Dono de discursos curtos e objetivos na tribuna do Legislativo, afirmou que sentiu solidão depois de alguns colegas terem tomado caminho oposto ao da gestora, mas que não terá dificuldade em representar o elo entre as ações do Executivo e da Câmara. Rodrigo Borges elogia o governo de Cláudia Oliveira e acha que a administração será difícil para candidatos a prefeitos que não sejam do grupo da prefeita.  

Como o senhor vê a discussão sobre o adiamento das eleições?

Com a situação complicada no Brasil, da influência da pandemia nas eleições, conforme conversas com alguns colegas, parceiros, deputados estaduais e federais, vimos que também é surpresa para eles. Não sabem como vai ser feito. Vários grupos no Senado, na Câmara, estão debatendo a situação. Se vão prorrogar, qual a data que vai ser, como vai ser.Não tem nada concreto sobre essa situação das eleições municipais de 2020. O que estamos acompanhando na política nacional é que ainda estão esperando saber aonde vai a pandemia para ser decidido através da Câmara e do Senado.

Como foi a sua escolha para a liderança do governo e porque a prefeita consegue essa unanimidade na Casa?

Devido ao fato de a prefeita não ter mais líder de Governo na Câmara, estava havendo cobrança dos próprios colegas na Casa sobre essa liderança. A prefeita, como já tinha sondado meu nome anteriormente e eu já tinha dito que não era o momento - até porque eu era novo na política, tinha um ano e pouco de mandato - mas a gestão já tinha percebido a minha forma de liderança na casa, e então surgiu de novo o convite. Ela falou da necessidade de me ter como líder de Governo. Acho que não existe dificuldade nenhuma em defender a gestão de Cláudia Oliveira porque nós classificamos a gestão municipal de Porto Seguro como antes e depois de Cláudia Oliveira. Ates não tínhamos oposição no governo. Não vou entrar em detalhes de colegas que tomaram outro rumo, e, com isso, nós nos sentimos lá na Câmara um pouco soltos. Então tínhamos que fazer essa junção até pelo momento que estamos passando, de pandemia, e eleitoral. Então quando você passa a entender que existe esse momento de dificuldade, de controvérsia na situação eleitoral, aí nota que, recebendo um convite desse, se seu intuito é somar, facilitar o elo entre o Executivo e o Legislativo, deve juntar forças no combate, e paralelo a isso, à bela administração que a prefeita vem fazendo no município.

O senhor é candidato à reeleição?

Sim. Oprojeto foi reiniciado. Nós sabemos que é muito difícil hoje ser vereador em qualquer localidade do país, mas eu, Rodrigo, e o grupo que acompanha o meu mandato, amigos, parceiros, colaboradores, decidimos que estamos no caminho certo e que podemos ainda muito somar conquistas para nossa cidade. Então essa foi a escolha do nosso grupo em busca de ainda continuar nosso trabalho.

Quem será o candidato indicado pela prefeita para sua sucessão?

Em várias reuniões, discussões que tivemos com ela, ela nunca mencionou quem será o candidato. Até porque cada um tem sua forma de planejamento político, e esse é o do grupo Cláudia Oliveira. Existem nomes que são especulados nos bastidores, que são ligados diretamente a ela e que têm muito apreço da classe política, da classe de apoiadores e da classe de eleitores. Acredito que o candidato dela venha a ser Maurício Pedrosa, porque é uma pessoa que está ligada diretamente à gestão, em todas as decisões, em todas as secretarias. É a pessoa que tem conhecimento de todas elas, que tem junto à prefeita poder de decisão em muitos caos, então acho que seria uma perda para o município não apoiar, não eleger um candidato que tenha o conhecimento geral da gestão municipal. Pela situação que estamos passando com essa pandemia, com certeza, os próximos prefeitos terão muitas dificuldades se não seguirem, se não forem da base executiva atual.