Fiscalização para cumprir decreto é intensificada

O fim de semana foi de intensa atividade para a equipe de fiscalização da Prefeitura de Porto Seguro. A atuação aconteceu em vários segmentos e locais da cidade para garantir o cumprimento do decreto municipal, que estabeleceu restrições ao funcionamento comercial e procedimento de proteção e desinfeção para evitar o crescimento da pandemia da Covid-19 no município.

No sábado, 16/05/20, as ações iniciaram pela feira no Bairro Campinho. Participaram deste trabalho as equipes de fiscalização do Meio Ambiente, fiscais da pasta municipal de Trânsito e Serviços Públicos, Superintendência de Fiscalização em Vias Públicas, além de servidores da pasta de Agricultura e Pesca. Em seguida, uma ronda foi feita no centro e de lá, a fiscalização efetuou monitoramento em uma feira livre, no Cambolo.

Em ambos locais a situação estava dentro dos padrões estabelecidos pelos decretos municipais voltados à segurança e prevenção, com espaçamento entre clientes e feirantes, uso de máscaras e higienização das mãos e desinfecção dos utensílios com álcool gel. "Não tivemos nenhum tipo de ocorrência ou irregularidades nestes locais", explica o superintendente de Fiscalização em Vias Públicas, Jodedam Nicácio.

Já durante ronda no bairro Mirante Caravelas, duas lojas foram encontradas abertas e um bar estava servindo clientes no seu interior, ambos foram notificados e fecharam as portas naquele momento.

Trancoso

Ainda no sábado, o secretário de Trânsito e Serviços Públicos destinou a equipe da Superintendência de Fiscalização em Vias Públicas, fiscais de Serviços Públicos, Administração local e Guarda Municipal para realizar a inspeção no distrito de Trancoso.

Lá foram encontrados dois bares abertos com pessoas jogando sinuca e comercializando bebidas, o qual recebeu notificação e fechamento do expediente, também foram encontradas duas lojas de confecção de roupas em funcionamento normal que também tiveram registro de ocorrência e atividades suspensas.

Todo o Quadrado de Trancoso foi fiscalizado e a situação foi diferente, os estabelecimentos estavam dentro do recomendado, sem nenhuma desobediência ao decreto municipal, com restaurantes atuando somente em formato de delivery.

Complexo Frei Calixto

No domingo, 17/05, as ações começaram com a fiscalização das atividades na feira livre, do Complexo Frei Calixto. Enquanto que os feirantes foram encontrados seguindo as recomendações, com todo o aparato exigido, como máscaras, álcool gel e espaçamento entre eles, a equipe encontrou dificuldades em relação ao grande número de pessoas na feira.

"O público que lá estava, boa parte, não estava usando máscaras e foram hostis ao serem abordados, desobedecendo as normas estabelecidas. O Bairro Paraguai, Centro e a Orla Norte também foram vistoriados a tarde, com situação dentro do recomendado.


Fonte e fotos: Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Públicos - Ascom Prefeitura de Porto Seguro