Plantão visa atender famílias em situação de vulnerabilidade

A Secretaria de Assistência Social informou que, em virtude das medidas tomadas para evitar o contágio do coronavírus na cidade, alinhou algumas ações para atender a demanda da população em situação de vulnerabilidade. De acordo com a secretaria, desde o início da quarentena, já foram atendidas cerca de 140 famílias.

O plantão social está sendo feito com revezamento de equipes da coordenação de Proteção Básica, atendendo das 8h às 14h e disponibilizando um número social para atender em situação de emergências. Atendimento ao auxílio funerário e doações de alimentos e roupas às famílias mais necessitadas continuam neste período, através do Cras. Os serviços ligados à Coordenação de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade estão funcionando conforme diretrizes do governo do Estado, já que se trata de violação de direitos.

Segundo a secretaria, estão abertos o Creas, Cram, Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes com fluxo de 24 horas, Peti e Abordagens Sociais. Desses, o que há maior demanda em Porto Seguro é relacionado ao Centro Pop, que atende, diariamente, a população de moradores de rua.

No Centro Pop eles tomam banho e fazem refeições, e recebem instruções sobre as medidas de proteção para evitar o contágio pelo coronavírus. O atendimento é feito a partir das 9h. De acordo com as medidas preventivas, de quatro em quatro pessoas entram no local, podendo tomar café da manhã, usar a estrutura para lavar roupas, fazer sua higienização, receber a marmita do almoço e guardar seus pertences. Atualmente, passou a ser oferecido também o jantar.

De acordo com a secretaria, está sendo feito um mapeamento de onde estão outras pessoas em situação de rua, além das já assistidas, através da equipe de abordagens, a fim de que sejam informados sobre a importância de ir receber o atendimento e o jantar. A secretaria garante que o trabalho segue o decreto municipal de forma a manter a segurança dos trabalhadores da pasta, as pessoas assistidas e comunidade.