Saúde afirma que não há casos suspeitos de coronavírus em Porto Seguro

A Secretaria de Saúde de Porto seguro emitiu uma nota de esclarecimento, dia 28/02/20, em que afirma que, “no momento, o município de Porto Seguro, não apresenta nenhum caso suspeito de coronavírus”.

A secretaria informa que uma matéria veiculada pela Sesab – Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, relata um caso notificado, mas que o relato não corresponde a uma informação verdadeira; e que a Sesab “reconheceu [a informação] como equívoco por parte da assessoria de Comunicação da Saúde - Bahia”.

Segundo a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, na cidade, no mês de fevereiro, duas turistas alemãs foram atendidas com quadro compatível com síndrome respiratória aguda grave – SARG. E, de acordo com os exames feitos, com uma delas foi confirmado o resultado para Influenza A, sub tipo H1N1. A suspeita em relação à outra turista teria sido descartada, “sendo considerado um quadro bacteriano”.

A nota diz ainda que, “como medidas de prevenção e controle, de qualquer síndrome gripal, a orientação do Ministério da Saúde é: lavar as mãos frequentemente com água e sabão e usar álcool em gel; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contatos próximos com pessoas doentes; cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com lenço de papel e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro assegurou também que, “através da Superintendência de Vigilância em Saúde, mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos suspeitos e adoção de respostas rápidas para prevenção de surtos”.