Trancoso comemora São Sebastião


De 17 a 20/01/20, o distrito de Trancoso realizou a Festa de São Sebastião, com os rituais tradicionais como missa e puxada dos mastros. A praça do Quadrado foi palco de manifestações religiosas e culturais, com a participação de centenas de fiéis na celebrações na Igreja São João Batista.

Na programação, cerimônia eucarística, apresentação da Orquestra de Trancoso, tocando músicas sacras e cancioneiro popular, procissão, atividades recreativas, samba, participação do Grupo de Oração Divina Luz, puxada e levantada dos mastros e passagem, café da manhã e almoço e dança do moribundo.

A festa de São Sebastião teve participação da comunidade, sob a produção das festeiras de 2020, a produtora de eventos e cerimonialista Mannu Carvalho e a cantora Elba Ramalho. A puxada do mastro, um dos pontos mais marcantes, remete ao tempo dos jesuítas, os quais teriam “inventado” o rito partindo de rituais presentes entre os povos tupis, a exemplo da corrida de toras. O sacrifício para São Sebastião, na forma da derrubada e da puxada da tora até a frente de igrejinha, culminando com seu levantamento, seria uma forma de expiação dos pecados.