Alimentos da agricultura familiar são entregues em instituições sociais

Foi realizada no dia 13 /01, a última etapa da entrega de frutas, legumes e hortaliças do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), referente a 2019. A através do programa - resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social, com o Governo Federal – o município adquire os alimentos junto aos pequenos agricultores locais e repassa a instituições que realizam trabalho social no município.

Ao todo, 30 instituições, todas cadastradas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, estão sendo beneficiadas pelo PAA. "Esse programa é muito importante porque além de gerar renda para os agricultores e suas famílias durante todo o ano, também ajuda as instituições que precisam de alimentos para manter suas instituições", afirma o secretário de Meio Ambiente, Aliomar Bittencourt, que esteve presente na sede da Associação de Moradores do Tabapiri, onde foi feita a distribuição.

De acordo com a coordenadora do programa na Seagri, Guida Vieira, apenas 15 municípios na Bahia e dois no Extremo Sul foram contemplados este ano pelo PAA. Para 2020, o Governo Federal estará disponibilizando R$ 300 mil para a compra de alimentos diretamente da agricultura familiar. Entre os produtos distribuídos estão frutas como banana da prata e da terra, abacaxi e melancia, atém de hortaliças, quiabo, jiló, batata doce, aipim e abóbora.

Para ampliar a participação dos agricultores e atender aos requisitos da legislação, a Secretaria de Agricultura estimula a participação e presta assessoria para a criação e formalização de associações de pequenos agricultores.


Fonte: Ascom PMPS