Mulheres empreendedoras são foco de ações do Sebrae

A empresa tem realizado diversos eventos voltados apenas para mulheres

 

 

 

 

 

 

 

A coluna Mulheres Empreendedoras deste mês conversa com a Flávia Goroni Raimundo, Analista Sebrae/BA, que atua no órgão há 21 anos. Ela, através do Sebrae, vem realizando diversas ações voltadas para o empreendedorismo feminino.

A temática do empreendedorismo feminino foi uma das prioridades elencadas para atuação do Sebrae/BA em 2019, por meio do projeto “Sebrae Delas”. O interesse do Sebrae pelo tema coaduna com a sequência anual das pesquisas GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que mensuram a atividade empreendedora no Brasil e suas nuances. “Ano após ano, cresce o número de mulheres à frente dos negócios. Por sua vez, os dados do IBGE mostram também o grande número de mulheres como arrimo de família”, explica Flávia.

“Atualmente, o movimento pelo empreendedorismo, em distintas frentes, tem valorizado a participação da mulher nos negócios, sempre em uma visão de igualdade de condições e valorização das competências tipicamente femininas, como atenção aos detalhes, uso da intuição, capacidade de equilibrar diversos papéis, dentre outras”, complementa.

Desde 2018, a Unidade Regional Teixeira de Freitas, que  engloba o todo o território do Extremo Sul baiano, incluindo Porto Seguro, implementou um circuito empresarial especificamente para discutir e apresentar cases de sucesso de mulheres empreendedoras: o circuito de seminários Empreendedorismo Feminino, realizado sempre no mês de março.

Pedras no caminho

 Este ano, como a ação previa a realização do circuito, foram realizados três grupos focais com empresárias de Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas com a seguinte pergunta norteadora: “Quais as principais dificuldades enfrentadas pela mulher empreendedora?”.

O objetivo do grupo foi levantar os principais problemas que afligem as mulheres que estão à frente das empresas e traçar perfis que foram trabalhados nos seminários e, ao longo do ano, foram utilizados para nortear algumas ações propostas pelo próprio Sebrae.

“Todo o processo teve participação de um grupo de empresárias representando segmentos econômicos diversos  e contemplou três etapas: grupo focal e desenho de personas na primeira fase; realização do circuito de seminários; e criação de material informativo pós evento, compilando os conteúdos do grupo focal, além de dicas e informações sobre o tema. Esse material foi enviado a todas as participantes dos seminários, que também são gratuitos e pedem apenas uma contribuição social às participantes, geralmente alimento não perecível ou leite em pó, como forma de gerar uma ação social”, explica Flávia.

 Outro ponto importante é que em 2019, a partir dos perfis empreendedores identificados/traçados com as personas, e as suas “dores” apontadas no grupo focal, outras ofertas  foram feitas ao longo do ano voltadas para as empresas lideradas por mulheres, como por exemplo: houve a indicação de ações que beneficiassem segmentos específicos como moda e saúde. Assim, foram realizados dois seminários para o segmento de moda: Visual Merchandising (em julho) e Tendências da Moda (em  setembro). Para o segmento de saúde, foram realizadas ações específicas para a gestão de empresas do segmentos e atendimento humanizados.

Foi observada também a conexão entre o propósito pessoal dessas mulheres empreendedoras e seus negócios, o que levou o Sebrae a ofertar duas oficinas sobre branding pessoal.  

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidade privada sem fins lucrativos, atua no Brasil desde 1972. O Sebrae é um agente de capacitação e promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país.

 O Sebrae possui mais de 100 títulos de consultoria, conforme as necessidades, tanto em gestão quanto inovação e tecnologia.  Para a mulher que deseja obter suporte para a carreira ou negócio, orientação do Sebrae ou maiores informações sobre os eventos, a recomendação é que agende atendimento através dos fones (73) 3288-1564, 99981-1944 ou 99974-2256. Vale ressaltar que os cursos são a partir de R$ 50 e, em geral, os seminários solicitam apenas contribuição social (como fraldas, alimentos para doação etc).


Kássia Luana é consultora de comunicação, imagem e vendas. Contatos fone (73) 99832-4856 (WhatsApp)