Rugby Porto Seguro completa 10 anos de atividades e sucesso

“Tudo começou em 2007, com um sonho de fundar um clube”. Foi assim que Diego Hamilton Reis, hoje Presidente do Porto Seguro Rugby Clube, ao assistir pela televisão a Copa do Mundo de Rugby, ficou encantado com o esporte, que já corria em suas veias, já que praticava Handebol pela seleção de Porto Seguro. Mas foi só em agosto de 2012, que a primeira semente foi plantada por meio de um email para a Federação Baiana de Rugby, quando informou suas intenções de se estruturar dentro do Rugby.

“Iniciei pesquisas sobre como criar uma associação esportiva, critérios para filiação à Federação, como organizar uma equipe do zero, treinos para equipes novas, entre outros assuntos. Na cidade não havia nenhum jogador, treinador ou árbitro. Tive que aprender tudo isso, o que demandou alguns meses de trabalho”, revelou.

Diego explicou que precisou buscar os primeiros atletas, em outras modalidades esportivas. “Foi tudo muito diferente do que eu estava acostumado a fazer, um grande desafio, que culminou no primeiro treino, em março de 2013, realizado na Boca da Barra, pela noite. Foram 5 atletas”.

Mudanças

Nesses 10 anos, muita coisa mudou. Hoje o Porto Seguro Rugby Clube possui entre 40 e 60 atletas. Diego elenca diversos momentos que são inesquecíveis para o esporte, como o primeiro jogo, ocorrido em 15 de setembro de 2013, em Vitória da Conquista contra a equipe da casa (Ymborés), quando cada um da equipe teve que arcar com o custo do ônibus rodoviário e que ele classifica como ‘uma linda experiência para todos’.

“Depois disso veio o primeiro título, em janeiro de 2015 - na modalidade Beach Rugby -, na praia de Guaibim em Valença. Ganhamos na prorrogação, sem reservas e com um a menos. A criação da equipe feminina também foi um marco, em julho do mesmo ano. De lá pra cá foram 5 títulos baianos delas. Outra vitória que comemoramos muito foi na categoria Sevens sobre os Orixás, em Salvador, no Estádio Pituaçú: zebra total na Bahia”, relembra.

Nova Fase

Uma nova fase para o esporte também foi a aquisição do campo de treino, realizado por meio de um Contrato de comodato com a Loja Maçônica Força e União e posteriormente a criação da equipe juvenil, em janeiro de 2019. Outra novidade que trouxe ânimo e uma maior organização foi a criação da nova identidade visual, saindo de Toruks Rugby para Porto Seguro Rugby Clube feita pela Nacione Branding.

“Os planos não param. Para os próximos anos, queremos aumentar o número de atletas juvenis, criar os 4 núcleos de Rugby (Campinho, Orla, Baianão e Sesc) e adquirir um ônibus de transporte para as viagens do clube”, declarou, esclarecendo que o Rugby é um esporte de inclusão, possui um ambiente de muita disciplina e dedicação, ideal para os jovens formarem seu caráter para a vida adulta.

“Somos um clube de competição, levando nossos atletas a experiências únicas aqui e várias cidades do Brasil. O clube só está crescendo e ficando cada vez melhor. Os aportes para custear o local e os equipamentos ainda são financiados pelos próprios atletas, sendo 90% deles e o restante (10%) vem de rifas, bingos, feijoadas e apoios pontuais de alguns apoiadores. Esperamos conseguir mais apoio, para diminuir esta carga dos atletas”.


 Fotos: Porto Seguro Rugby Club

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Projeto Nina propõe incentivo às categorias de base do rugby feminino

Corrida Rústica reúne atletas amadores e profissionais em Arraial d’Ajuda

Praia de Arakakaí recebe 1º Cabrália Surf Festival

Skatista mirim de Porto Seguro é campeão em etapa do Circuito Baiano

Equipes de vôlei do Extremo Sul de vôlei medem forças em Porto Seguro