A 12ª edição da Santader Brasil Ride Bahia, principal stage race premium de mountain bike do mundo tem início no próximo domingo, dia 23 de outubro e segue até o dia 29, final da disputa e 7ª etapa da ultramaratona. Cilclistas de todo o País e alguns dos melhores do mundo disputam a competição que é considerada o Giro d'Itália do MTB mundial, que durante 7 dias participam do desafio de trilhar cerca de 600 km e atingir 13.000 m de altimetria acumulada, ente o distrito de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro e Guaratinga, na Vila Santander Brasil Ride.
O evento é um sucesso entre os competidores e para aqueles que apreciam o esporte e a movimentação no distrito e arredores. Destaque também para a hotelaria, que recebe os atletas e equipes, em especial o Maitei, que este ano realiza o Welcome Sunset Guarini – evento que reúne ciclistas que competiram três ou mais vezes a Santander Brasil Ride, e será realizado no sábado, dia 21; o Cores do Arraial Hotel, que é a ‘casa’ da equipe da Brasil Ride e o Uíki, o anfitrião da competição.
O presidente da Brasil Ride, Mário Roma explicou que estas parcerias são essenciais para que o evento aconteça e seja o sucesso que é hoje. “O Cores do Arraial foi minha porta de entrada no distrito. O espaço me recebe desde antes de a Brasil Ride acontecer em Arraial d’Ajuda, é a minha casa aqui. O Maitei é nossa nova parceria e vai recepcionar com excelência nossos ciclistas. E não posso deixar de agradecer todos os hotéis e empreendimentos parceiros, que tanto tem feito para deixar a estadia dos atletas cada vez melhor”, pontua.
Envolvimento
Em todos esses anos, o envolvimento com o evento tem sido crescente e o cuidado com os atletas tem início antes mesmo do seu embarque. Uma prova disso é o acordo fechado entre a Azul Linhas Aéreas, Prefeitura de Porto Seguro e Santander Brasil Ride, que viabilizou, o transporte de bike através de mala bike e malas não-rígidas, o que dispensa taxas diferenciadas para transporte de bagagens, como acontece no caso das malas rígidas. Outra nova parceria é a Isla Lounge, localizada no Aeroporto de Porto Seguro, que abriu o seu espaço para que os participantes da Brasil Ride possam utilizar suas conveniências para descansar, enquanto aguardam seu voo.
Outros grandes parceiros do evento, que mobiliza Arraial d’Ajuda e Guaratinga são as gestões das prefeituras municipais. “Porto Seguro tem executado um excelente trabalho, principalmente nos dias de provas, com fechamento de ruas, para garantir a segurança dos participantes. Guaratinga nos oferece a estrutura para que a Vila Brasil Ride possa ser construída e tenha qualidade para recepcionar os atletas, em um dos dias de disputa mais difíceis. O trabalho das forças policiais também é primordial dentro do universo Brasil Ride”, ressalta.
Roma também informou que de todas as parcerias, apenas uma não foi viabilizada, porém sem prejuízos para a prova: o Terra Vista. “O espaço recebeu todas as edições da competição, mas este ano não chegamos a um acordo. No local, 4 km da ultramaratona eram realizados. Os outros parceiros – fazendas, empreendimentos e condomínios estão envolvidos com a causa e nos receberam novamente de braços abertos”, finaliza.
A Santander Brasil Ride Bahia tem os patrocínios de Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Santander, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Squirt, além da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Prefeitura Municipal de Guaratinga. Conta com os apoios de Full Gas, Spot, Thule, Coca-Cola, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.
Débora do Carmo - Assesoria de Imprensa Brasil Ride Foto: Marcelo Maragni / Brasil Ride
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Cinco cidades baianas têm leilão de veículos custodiados pelo Detran
Veracel divulga vaga para Técnico de Manutenção de Equipamentos Florestais
Bahia: Dia do Servidor público é transferido para novembro
Autor de vandalismo contra câmeras de segurança em Trancoso é interrogado