800 atletas e 110 dirigentes de 20 aldeias são esperados para a 17ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó, de 18 a 20/04 em Santa Cruz Cabrália. As disputas acontecem na Praça do Cruzeiro, na Coroa Vermelha, local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil.
A expectativa é de que pelo menos três mil pessoas acompanhem o evento. Os jogos incluem modalidades como Arco e Flecha; Arremesso de Takape; Cabo de Guerra; Canoagem; Corridas de Maraká, de Tora e Rústica; Luta Corporal (Patxywmywkâ’ây) e Zarabatana; além Prova de Conhecimento, com foco na promoção, preservação e difusão das manifestações culturais indígenas.
As delegações serão recepcionadas a partir das 14h de quarta, 17/04. A abertura oficial é na quinta-feira (18), às 15 h, com apresentação cultural, homenagem às representações indígenas e cerimônia com a presença do secretário da Setre, Davidson Magalhães.
As competições ocorrem na sexta (19) e sábado (20), com apresentação cultural sempre na abertura e encerramento. Os Jogos Indígenas Pataxó são realizados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com o Movimento Indígena da Bahia (Miba). Tem apoio da Veracel.
Programação
18/04 (quinta-feira)
- 15h: Abertura Oficial
19/04 (sexta-feira)
- 8h: Apresentação cultural
- 9h: Corrida de Maraká
- 10h30: Zarabatana
- 12h: Almoço (Mãgutxi)
- 13h30: Apresentação cultural
- 14h: Arco e Flecha
- 15h30: Luta Corporal (Patxywmywkâ’ây)
- 18h30: Apresentação cultural
20/04 (sábado)
- 8h: Apresentação cultural
- 8h30: Corrida Rústica
- 9h30: Canoagem
- 10h30: Arremesso de Takape
- 12h: Almoço (Mãgutxi)
- 14h: Corrida de Tora
- 15h: Cabo de Guerra
- 16h30: Desfile pataxó
- 18h: Encerramento
Repercussão
“A Bahia tem uma das maiores populações indígenas do Nordeste, e os Jogos marcam a valorização de nossa cultura, além de fortalecer os laços entre as aldeias, ampliar a solidariedade étnica e de transmitir e facilitar a apropriação de práticas culturais fundamentais para a afirmação da identidade indígena”, disse Zeca Pataxó, cacique de Coroa Vermelha.
“Os Jogos não apenas celebram as habilidades esportivas dos participantes e identificam novos talentos, mas também promovem a afirmação da cultura pataxó e a preservação de tradições milenares. Enquanto celebramos, difundimos e preservamos nossas manifestações culturais milenares”, ressaltou Juari Pataxó, presidente do Instituto Pataxó de Etnoturismo da Reserva da Jaqueira.
Para Alexandre Campbel, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Veracel, “apoiar os Jogos é uma forma de demonstrarmos o compromisso da Veracel com a preservação e a promoção da cultura indígena em nossa região, além de comprovar a importância de valorizar e respeitar as tradições dos povos originários do nosso país”.
Fonte: Ascom/Setre e Ascom Veracel - Fotos: Ascom/Sudesb
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Instrutor Márcio representa Porto Seguro no Circuito Baiano de Canoagem
Federação se posiciona sobre morte de nadador em Porto Seguro
Bartender do Arraial é semifinalista de concurso nacional de drinks
Veja a programação das comemorações do Descobrimento em Porto Seguro