Iarlei Santana, revelado no projeto que incentiva a prática do rugby na cidade, fez sua estreia na Seleção Brasileira M20. Entrando no segundo tempo com a camisa 19, ele participou da vitória por 38 a 12 pelo Sul-Americano da categoria. O campeonato está sendo disputado em Assunção, capital do Paraguai. A final acontece no sábado, 05/11, às 16h, contra os donos da casa.
O atleta portossegurense de 18 anos pratica a modalidade há quatro anos. Sua garra, persistência, condicionamento, porte físico, amor e técnica, que demonstra dentro de campo, fizeram dele um destaque. Segundo o presidente do Porto Seguro Rugby Club, Diego Hamilton Reis, o atleta joga na posição segunda linha, onde atuam os atletas mais altos.
“Ele participa ativamente dos laterais e dos scrums e tem como característica ser bom carregador de bola, mostrando o seu talento por três vezes no jogo contra a Colômbia. Além disso, Iarlei é um bom tacleador e o fez por mais três vezes no jogo, um pouco abaixo da sua média, mas isso se deve ao fato do pouco tempo dentro do jogo”, analisou Diego.
Diego prevê que Iarlei vai ganhar muito espaço entre os Curumins. “Mesmo tendo passado por treinamentos intensos, ele deve começar novamente no banco e entrar no segundo tempo, por se tratar de um atleta novo no time, mas isso deve se modificar aos poucos”.
A partida
Comandado pelo treinador Leandro Geavaerd, o Brasil começou forte a partida e abriu o placar logo no primeiro lance, em try de maul finalizado pelo capitão André Brandão. Os colombianos responderam rápido na mesma moeda com try de maul marcado por Medina, mas os Curumins viraram logo o marcador com Brandão fazendo o try no pick and go, premiando a intensidade dos avançados brasileiros.
Com os dois tries, o Brasil passou a dominar a partida, com mais posse de bola e território. O terceiro try foi do abertura João Amaral, achando o espaço após grande investida de Montejano. E o quarto try saiu justamente pelos pés de Amaral, que desferiu lindo chute cruzado para Éder Núncio marcar na ponta, em jogada construída após outra forte jogada de lateral seguido de maul.
O Brasil teve mais chances para seguir marcando seus tries, com a Colômbia recebendo dois amarelos em momentos diferentes. Allison e Lorenzo tiveram tries anulados após cruzarem o in-goal e não conseguirem o apoio da bola no chão. Porém, antes da pausa, o maul brasileiro voltou a ser devastador a partir do lateral e o penal try foi marcado a favor dos Curumins, que foram ao intervalo vencendo por 31 a 7.
A Colômbia esboçou reação no começo do segundo tempo fazendo seu segundo try, com Altahona, aproveitando que o Brasil estava com um atleta a menos, por amarelo a Montejano. Os dois times ainda tiveram mais um amarelo para cada e o ritmo da partida caiu ao longo da segunda etapa. Foi apenas nos instantes finais que o Brasil somou seu sexto try, com Amaral costurando a defesa colombiana para decretar o placar final: 38 a 12.
Amaral comentou ao final da partida: “trabalhos muito para o Sul-Americano e entramos duros desde o começo do jogo. Agora é temos que nos preparar para o jogo decisivo contra o Paraguai”.
Ficha técnica
Campeonato Sul-Americano de Rugvy M20
- Brasil 38 X 12 Colômbia (02/11 - Estádio Héroes de Curupaytio)
Árbitro: Adrian Bogado
Time do Brasil:
Tries: Amaral (2), Brandão (2) e Núncio
Conversões: Amaral (2) e Leo Ferramola (1)
15 Alison Crispin (SPAC), 14 Eder Núncio (Farrapos), 13 Augusto Fonseca (Leões de Paraisópolis), 12 Aramis Padilla (SPAC), 11 Widson Menezes (El-Shaddai), 10 João Amaral (SPAC), 9 Rodrigo Oliveira (Jacareí), 8 Luiz Taleriga (Poli), 7 Maiki Gustavo (Jacareí), 6 Lorenzo Ferramola (SPAC), 5 Leonardo Cabral (Iguanas), 4 Gustavo Sirino (Ilhabela), 3 Davi Montejano (São José), 2 Andre Brandão (capitão) (Jacareí), 1 João Marino (Jacareí);
Suplentes: 16 Lucas Fonseca (URA), 17 Alex Francelino (Ilhabela), 18 Nicolas Alkimin (Iguanas), 19 Iarley Santana (Porto Seguro), 20 Bruno Chinedu (SPAC), 21 Guilherme Oliveira (SPAC), 22 Leonardo Ferramola (SPAC), 23 Leonardo Soares (Jacareí)
Treinador: Leandro Gevaerd
Time da Colômbia
Tries: Medina e Altahona
Conversões: Romero (1)
15 Daniel López, 14 Iván Vargas, 13 Alain Altahona, 12 Jhon Quiñonez, 11 José Salcedo, 10 Juan Romero, 9 Juan Negrón, 8 Victor Fragozo, 7 Juan Medina, 6 Luís Fuentes, 5 Jhiliar Rentería, 4 Brahian Agudelo, 3 Nicolás Serna, 2 Alejandro Llanos, 1 Ángel Velasco;
Suplentes: 16 Sebastián Vanegas, 17 Yerson Pérez, 18 Rubén Lacouture, 19 Mateo Mejía, 20 Andrés Serna, 21 Santiago Rivera, 22 Juan Lozano, 23 Miguel Flórez;
Treinador: Gustavo Cortes
Da redação, com informação da CBRu - Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Henrique Avancini e Marcella Toldi confirmam conquista da Brasil Ride
2º Festival de Surf em Belmonte sagra campeões da região
Rugby Porto Seguro completa 10 anos de atividades e sucesso
Projeto Nina propõe incentivo às categorias de base do rugby feminino
Rugby XV de Porto Seguro é tricampeão baiano em Cabrália