
No domingo, dia 2 de outubro, ocorreram as Eleições para deputado estadual e federal, senador, governador e o líder máximo da nação, presidente. Mesmo com a grande presença de eleitores e filas, a votação foi pacífica e organizada.
Os colégios eleitorais também contaram com grande presença de pessoas que votaram em Trânsito, como foi o caso da paulista Letícia de Lima Silveira, que acompanhada do esposo, escolheu Arraial para cumprir seu direito cívico, antes de seguir para Caraíva, onde passa férias. "Vamos fazer a votação desse primeiro turno em Trânsito, pois não nos atentamos à data e eu queria muito votar. Então fui até o cartório eleitoral e pedi. Foi super rápido o pedido, mas nessa modalidade só é permitido o voto para presidente. É uma forma exercer o direito de cidadão e a democracia", salientou.
No Colégio Estadual Arraial d'Ajuda, Débora Barbosa Santos, aguardava seu momento para votar em uma grande fila. "Acho que já tem mais meia hora, que estou aqui e a votação está tranquila, diferente de outros locais no País, onde expressar seu voto pode ser perigoso. Acredito que o respeito deveria vir acima de tudo", comentou.
Como Débora, Nívea Moreira, que mora há 18 anos em Arraial ressaltou a grande quantidade de eleitores no colégio e o calor e o abafamento que a fazia passar mal. "O horário também influencia no número de eleitores e por serem vários candidatos há demora na votação. Aqui é muito quente e com essa quantidade de gente estou me sentindo mal. O que ajuda é que não tem zoada, cada um está em seu lugar e não tem ninguém tentando cortar fila", comentou.
A coordenadora do xcolégio estadual, Katia Cugler, explicou que além da votação em peso, o aumento de sessões eleitorais em todos os colegiados. " Algumas questões foram transferidas para nossa escola, que conta agora com 7 sessões, totalizando mais de 2,4 mil eleitores. Percebemos aqui muitos eleitores locais e muitos em voto em trânsito. Isso fez com que houvesse filas, mas sem ocorrências. A polícia acompanhou todo o processo de votação inclusive dando informações e ajudando eleitores", completou.
Foto: Débora do Carmo
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Porto Seguro tem muitas mudanças nas seções e locais de votação
Caruru na Vila Criativa comemora Dia de São Cosme e Damião
Eleições 2022 contarão com efetivo de quase 30 mil PMs baianos
Decreto atualiza normas de prevenção à Covid -19 na Bahia
