China: governo fecha acordos e contribui para novos investimentos

 

Após uma maratona de reuniões na China, que teve início na segunda-feira, dia 12 de maio, o governador Jerônimo Rodrigues, trouxe na bagagem acordos e novos investimentos para a Bahia.

Organizado pela Apex Brasil, agência brasileira de promoção de exportações e investimentos, o Seminário Empresarial China - Brasil foi uma das ações estratégicas na busca de novos negócios e no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, que passa pela Bahia, estado que recebe alguns dos principais investimentos chineses no Brasil.

Além do seminário - que contou com cerca de 400 empresários chineses - sobre o potencial energético da Bahia e que destacou a produção de energia limpa e o protagonismo do estado no avanço em transição energética e sustentabilidade, diversas empresas procuraram a comitiva baiana com o objetivo de aprofundar discussões e obter mais detalhes sobre a possibilidade de investir no estado.

Resultado

O resultado foi o estreitamento dessas conexões com a Windey Energy, que firmou parceria com o  SENAI-CIMATEC para criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em energia eólica na Bahia. A Goldwind, maior produtora de aerogeradores do mundo e que tem sua primeira unidade fora da China instalada em Camaçari, também tem interesses no estado e planeja triplicar sua capacidade de produção.

Entre as empresas que devem se instalar na Bahia estão algumas com alta capacidade tecnológica e entre as maiores do setor no mundo, como a Sinomac, fabricante de autopeças; a Minth, produtora de estruturas de metal e de plástico; e a ACG, produtora de vidros - empresas que tem um papel fundamental na complementação do ecossistema de produção dos veículos elétricos e híbridos da chinesa BYD já instalada no Brasil.

Ao todo sete proponentes chinesas demonstraram interesse na formação de um parque fabril no Estado.

Ponte e Testes

 Outra pauta importante discutida nessa viagem à China foi a construção da Ponte Salvador - Itaparica. Segundo o governador “foram duas reuniões extensas, a última durou três horas e teve a participação on-line de nossa equipe técnica na Bahia. Discutimos ponto a ponto as ações para acelerar e otimizar as atividades desse importante projeto para nosso estado”, explicou.

A agenda chinesa ainda contou com a presença da Hotgen Biotech, empresa chinesa líder mundial no desenvolvimento e produção de testes diagnósticos rápidos, cuja parceria com a BahiaFarma foi confirmada tanto para a produção, quanto para a transferência de tecnologia, de testes rápidos para detectar casos de Zika, Dengue, COVID-19, Hepatites B e C, Sífilis e Malária, com investimentos que superam R$ 4 milhões e a produção de até 200 mil testes por dia.

Outro compromisso firmado pela empresa é o de estabelecer convênio para desenvolver pesquisa na Bahia. A aliança entre a Bahiafarma e a Hotgen Biotech representa um passo decisivo para a incorporação de tecnológica na área de diagnósticos e fortalece o protagonismo da Bahia na inovação e saúde pública.  

França

Já na Bahia, o chefe de gabinete do Governo do Estado, Maurício Weidgenant, recebeu a diretora para as Américas e o Caribe do Ministério de Relações Exteriores da França, embaixadora Nathalie Broadhurst, em um encontro que teve como pauta o fortalecimento das relações diplomáticas entre França e Brasil, com foco especial na parceria entre o país e a Bahia.
A reunião reforçou o compromisso mútuo com a cooperação internacional, a troca cultural e a sustentabilidade, ampliando os laços entre a França e a Bahia em áreas estratégicas como cultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico.


Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Pelo segundo ano consecutivo, mixologista de Arraial d’Ajuda disputa semifinais do Campari Bartender Competition

São João 2025 de Cabrália é cancelado por conta das chuvas

Estudo afirma que apenas 28% do total de PCDs na Bahia estão no mercado de trabalho

Festas Juninas na Bahia: Governo lança edital de apoio aos municípios

Veracel conquista do Selo Lilás e reforça compromisso com a equidade de gênero