O fim de ano chegou e com ele, duas datas importantes para o Comércio: o Natal e Ano Novo. Além de movimentar a economia, a época também é de maior oferta de empregos, principalmente no Turismo, Comércio e Serviços. No Brasil, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que a abertura de vagas temporárias no final de ano para atender às vendas no varejo chegue a 98,8 mil no total.
O valor é menor do que o previsto anteriormente – em outubro (cerca de 10,8 mil a menos) e os motivos destacados pela CNC são o encarecimento do crédito e o aumento da inadimplência. No entanto, há aumento de 1,8% no número de vagas, comparado ao mesmo período de 2021 e 48% maior que 2020.
Já na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) a estimativa é que sejam geradas mais de 10 mil vagas temporárias no Estado e que no mínimo 20% desses comerciários sejam efetivados até o final de fevereiro.
Porto Seguro
De acordo com a tesoureira do Sindicato dos Empregados no Comércio de Eunápolis e dos Municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (SinCom), Solineide Lima dos Santos, em Porto Seguro e na região, a oferta de empregos deve chegar a 12%.
“Atualmente temos em Porto Seguro, cerca de 2 mil comerciários. Com a chegada da alta temporada, acrescido das festas de fim de ano, a oferta de oportunidades de emprego aumenta. Também calculamos que o aumento de vendas fique nessa faixa, entre 10% e 12%. Entendemos que muitos trabalhadores aproveitarão o 13º salário para o pagamento de dívidas, mas boa parte deles também vai às compras”, declarou.
Com informações da CNC, Sindilojistas e SinCom Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Programa Juventude Produtiva promove formação para mais de 15 mil jovens na Bahia
Número de municípios com decreto de Situação de Emergência chega a 51
Revista da Azul Linhas Aéreas traz edição com os encantos de Cabrália
Jornada de Cardiologia da Costa do Descobrimento terá como sede Porto Seguro