A Vila Criativa, espaço cultural em Santo André, Santa Cruz Cabrália, recebeu dia 22/10 um encontro cultural com foco na valorização das mulheres. Sob mediação de Lucila Losito, teve o lançamento do livro “Mulheres de Terra e Água” e bate-papo com Adriana Pesca e Miriam Silva, além de exibição de filme. E também a “Vivência: Mulher na Roda - Pandeiro por Mulheres”, conduzida por Isabela Gomes, finalizando com um grande sarau.
A vivência ofereceu introdução aos fundamentos técnicos do pandeiro, com práticas musicorporais de noção rítmica, reconhecimento dos sons do pandeiro, introdução às batidas de samba, capoeira e baião, improviso, entre outros ritmos e cantigas que remetem ao universo feminino. O resultado foi uma criação coletiva poética musical apresentada no local.
O livro “Mulheres de Terra e Água” dá voz às mulheres quilombolas, indígenas, caipiras e caiçaras, suas resistências e resiliências, formas de viver e enxergar o mundo. E faz um resgate de sabedorias e tecnologias ancestrais, descrevendo uma trança de vivências que nos incitam à uma relação de maior intimidade com a terra e com as águas.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Certidão Eleitoral já pode ser emitida pelo site do TSE e aplicativos
Prefeitura lança edital para Salão de Artes de Porto Seguro
Parcerias colaboram para o sucesso da Brasil Ride
Instituto Brasil Ride realiza ações sociais durante ultramaratona
Detran realiza leilão de veículos em cinco cidades baianas