Roberto Martins lança “O Mercador de Livros” nesta quinta em Porto Seguro

O escritor baiano Roberto R. Martins lança em Porto Seguro seu mais recente romance “O Mercador de Livros”. Que na verdade é uma grande aventura em homenagem à cultura árabe e aos livros. Promovido pela Arquimedes Edições e O Livreiro, a noite de autógrafos acontece na quinta-feira, 16/03, a partir das 18h, n’O Livreiro (rua Marechal Deodoro, 298, Centro).

A obra é ambientada em nossa região no fim do ciclo do jacarandá, por volta dos anos 1970, com episódios marcantes também na zona cacaueira. Nessa época foi grande o fluxo de imigrantes sírio-libaneses, então conhecidos como ‘turcos’. Foram eles que trouxeram ‘das arábias’ muito de uma rica cultura secularmente armazenada.

Numa resenha sobre o livro, a escritora Ariádini Santos afirma: “declaro que o que vou escrever, por mais que me esforce, ainda deixará somente dentro de mim muito do que tenho a dizer sobre a história que Roberto nos trouxe. Do Golfo Árabe ao Extremo-Sul baiano; com passagem por Alexandria e Recife; a região cacaueira; a exploração da madeira; tudo isso e muito mais encaixado ali no meio de uma vida de luta e de uma curiosa missão.”

Livro a metro

A missão do personagem principal, Almasor, filho de imigrante árabe, é amar os livros e reunir cinco mil metros de livros, promessa que fez ao pai no leito de morte ocasionada por acidente suspeito. Conseguirá seu intento? Pergunta que ao fim a resenhista responde: “ah, caro leitor! Esse mistério deixo no ar. Leiam! O prazer é garantia ‘da casa’.”

Almasor fica rico com a exploração madeireira. Põe-se, então, a cumprir sua promessa, ganhando a alcunha de maior amante de livros do mundo. Constrói uma grande casa onde a biblioteca ocupa o maior espaço e começa a comprar livros, naturalmente, a metro!

O escritor

Roberto R. Martins nasceu em Ipiaú/BA. Há mais de três décadas mora em Eunápolis, onde se dedica à política e à literatura. Na década de 1970, enquanto estava preso pelo regime militar, escreveu "Anistia Ontem e Hoje".

Entre suas obras de sucesso estão "O Prefeito" e a novela "O Usuário". Além de "Porto Seguro: História de uma Capitania Esquecida", um verdadeiro tratado histórico, fruto de uma vasta pesquisa. Apesar de extenso, o livro atinge todos os públicos com sua narrativa jornalística.


Foto: Find Papo / montagem

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Arraial Cine Fest anuncia filmes vencedores de 2023

Jogos indígenas são tema de exposição patrocinada pela Veracel

Erudito e popular se reencontram no Festival Música em Trancoso

Baianarte encerra 2022 com quase 900 crianças e jovens atendidos

Cantor Davi Lima fala da emoção em participar do The Voice Brasil