Abaquetada começa aquecer os tambores para o Carnaval 2019

O Bloco Abaquetada já está esquentando os tamborins para entrar na avenida, no Carnaval 2019. Formado por um grupo percussivo que resgata a cultura baiana através do samba reggae e samba de roda, está buscando apoio para custear os músicos e os abadás. Este ano, o bloco vai desfilar no domingo de Carnaval, dia 03/03/19, com saída às 16 h, fazendo o percurso do Trevo do Cabral, no Centro, até a Casa da Lenha. “O evento vai proporcionar a visibilidade e diversidade cultural da Bahia com o resgate do samba reggae e todas suas vertentes entre as marchinhas de Carnaval, que fará parte do repertório do grupo.”

De acordo com Suzana Lima, a vocalista da banda, os abadás serão trocados por um quilo de alimento não perecível, que seguirá para uma instituição social. “Contamos com o apoio financeiro dos parceiros a partir do dia 15/02/19. Mas, agora, precisamos da confirmação do apoio para podermos colocar a logomarca ou o nome no abadá de quem está ajudando”. Segundo a vocalista, os nomes dos apoiadores também serão divulgados nos ensaios abertos, nas mídias sociais e rádios parceiras.

“A intenção é ter toda família participando. Todos poderão acompanhar o cortejo, com ou sem abadá!” Em 2019, a estimativa da direção do bloco Abaquetada é que, no mínimo, 200 pessoas participem do percurso.

No ano passado, a dupla Careca (percussionista) e Suzana Lima (vocalista), e outros cinco componentes que atuam como percussionistas, tecladistas e back vocal, voltaram com força total para o Carnaval de rua e trabalharam com o tema “A magia das cinzas”, uma homenagem à lambada e seus lambadeiros. “Com muitos desafios, colocamos o bloco na rua e tivemos uma impressão ótima, positiva, ao ver nosso trabalho cumprido de fazer a homenagem à lambada, inserindo o ritmo no mesmo ambiente do Carnaval”, disse a vocalista.

Quem estava na praça curtiu a mistura e aprovou. E os componentes do bloco provaram que têm muito fôlego. No sábado pós-Carnaval, 17/02, eles, que também são ritmistas do bloco Suvaco do Cabral, desfilaram com ele pelas ruas do Centro.

Histórico

Abaquetada é um grupo percussivo criado em 2014. Em 2019, o bloco, criado para desfilar no Carnaval, vai passar pela segunda vez na avenida. A história do grupo começou quando o Mestre Careca foi solicitado por um hotel de Porto Seguro para apresentar um show em que levasse a cultura baiana aos turistas que visitavam a cidade. Ele reuniu alguns amigos e formou o grupo Abaquetada. Fizeram inúmeros shows com essa formação de amigos. Tocaram em diversos hotéis, eventos públicos e particulares, sempre levando essa cultura rica baiana em samba de roda e samba reggae.

Em 2008, por falta de apoio e patrocínio, o grupo se desfez. Em 2014, com a Copa Mundial, foi novamente solicitado ao grupo que se apresentasse para os turistas que visitaram o País, visto que estes vieram atrás do ritmo baiano. Logo após o evento, o grupo voltou a se desfazer. No início de 2017, numa roda de conversa, Mestre Careca, vendo a cultura brasileira sendo dizimada pela internet, novos sons e desmotivação cultural, constatou a necessidade de cultura urgente. Com uma nova formação, Abaquetada volta para resgatar todo essa cultura, com os músicos experientes de Porto Seguro, nativos, filhos dessa terra e com o reforço na voz grave e contagiante de Suzana Lima.

Mais informações sobre os abadás e os apoios pelo número (73) 9 9167-3441 (WhatsApp).


Fotos: Showcolatte fuzuê