Importância da vitamina D em tempos de pandemia

Publicado na edição 420 do Jornal do Sol

A vitamina D é um micronutriente que, entre outras funções no corpo, atua no funcionamento do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio e tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue. Com o surgimento de novas doenças, entre elas a Covid-19 é importante que a imunidade esteja protegida.

A imunidade é a autodefesa do corpo contra agentes agressores e impede seu avanço e a multiplicação dentro do organismo. A deficiência dessa vitamina está comprovadamente ligada a outras doenças, como as autoimunes, o diabetes, a osteoporose.

Níveis adequados de vitamina D são fundamentais para a manutenção da saúde. A dose ideal para cada pessoa varia de acordo com seu perfil. Quando há deficiência, é possível fazer uma dose de ataque inicial mais alta, para melhorar o estoque desta vitamina. Depois são mantidas doses que podem variar de acordo com a necessidade individual, que deve ser avaliada por profissionais da saúde.

O sol é o grande aliado para ativar a formação da vitamina D no organismo. É recomendada uma exposição solar de, no mínimo, 15 minutos diários, de preferência entre 10h e 14h, momento de maior presença dos raios UV, responsáveis por ativar o metabolismo de formação da vitamina D a partir da pele,  com pelo menos os braços descobertos – quanto maior a área de exposição do corpo à luz solar melhor –, sem o uso de protetores solares.

Os alimentos que possibilitam absorver a vitamina são peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, mas em menor quantidade. Também é uma alternativa bastante interessante repor a vitamina D por meio de suplementação.

Índices adequados desta potente vitamina não previnem e nem produzem anticorpos contra o coronavírus, porém um sistema imune funcionando adequadamente torna-se a principal arma que temos como defesa de nosso organismo.

Saúde a todos!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento