Aproveite o Carnaval: prepare seu corpo!

Publicado na ed. 417 do Jornal do Sol

Para aproveitar o Carnaval, seja na praia, no salão, na rua, onde quer que você esteja, é preciso ter cuidados importantes para aguentar tanta folia:

Antes do Carnaval:

- Mesmo que o objetivo seja emagrecer alguns quilinhos para ficar linda na fantasia, não pule refeições e faça uma alimentação equilibrada. Coma frutas, verduras, carnes magras e na hora de comer carboidratos escolha os integrais. Eles saciam e dão energia por mais tempo. Não se esqueça das leguminosas! Os grãos também são ótimas fontes de energia para você pular bastante no carnaval.

- Agora é a hora de se concentrar e fazer um esforço para manter o corpo em forma para curtir o Carnaval. Mas não é preciso desespero nem grandes malabarismos, apenas um pouquinho de disciplina.

- Com os termômetros atingindo temperaturas recordes, a alimentação leve e refrescante é a melhor saída para conquistar um corpo bonito e manter a saúde forte para o Carnaval, época que consome quase todas as energias do corpo.

Durante a folia:

- Nos dias de Carnaval você terá um gasto energético elevado e por isso não deixe de repor essa energia através do consumo em todas as refeições de alimentos ricos em carboidratos, como: arroz, macarrão, batata, pão, cereal e outros, de preferência integrais. O carboidrato vai fornecer a energia que você precisa para curtir todos os dias.

- Faça todas as refeições, consuma diariamente cereais, leguminosas, carnes magras, leite e seus derivados e abuse no consumo de frutas, verduras e legumes.

- Além de beber de dois a três litros de água diariamente, beba sucos de fruta, água de coco, isotônicos, antes, durante e depois da folia.

Depois do Carnaval:

- Volte ao ritmo, não esqueça que ainda tem um mês de verão e esta época é bem colorida. Faça isso também com a sua alimentação. Monte seu prato com receitas e alimentos de cores diferentes, assim você terá um prato saboroso e uma variedade maior de nutrientes.

- Lembre-se que se exceder no álcool ou na alimentação pode pôr tudo a perder. Hidrate-se bem e bom divertimento!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento