As deliciosas e nutritivas frutas do outono-inverno

Publicado na ed. 407 do Jornal do Sol

O outono é conhecido como a estação das frutas e o bom é que a produção destas frutas se estende até o final do inverno. O interessante é que, justamente esta é a época em que mais precisamos dos nutrientes encontrados nestes alimentos, especialmente a vitamina C, que colabora para aumentar a imunidade e auxilia na cura de doenças respiratórias que aparecem mais no inverno.

Também com a chegada do tempo frio, a vontade de comer alimentos mais calóricos aumenta e algumas pessoas acabam descuidando da alimentação e ganhando peso indesejado. O uso de frutas deve fazer parte constante da nossa dieta e aproveitar as que são da época é melhor ainda, porque estão mais deliciosas e nutritivas. São elas:

- Abacate: rico em ferro, magnésio e vitamina C, muitas pessoas acabam evitando essa fruta por causa do alto teor de gordura. Porém, o abacate é rico em gorduras boas, que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Além disso, ele ajuda a dar mais brilho e elasticidade à pele e aos cabelos. O abacate é um ótimo alimento, mas deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades.

- Banana: rica em potássio e magnésio, é excelente para os músculos e o coração. A fruta também possui um alto valor calórico, que funciona como fonte saudável de energia. Porém, deve ser consumida com moderação. A banana também possui vitaminas C e B6, que são antioxidantes.

- Caqui: rica em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C, essa fruta é ótima pra a saúde da pele e dos olhos. Uma das preferidas da estação, o caqui é uma ótima opção de sobremesa saudável. É uma fruta antioxidante.

- Carambola: além de refrescante, possui propriedades diuréticas. Deve ser evitada por pessoas que possuam problemas renais. A fruta também é rica em vitaminas A, B e C.

- Goiaba: seja na variedade vermelha ou branca, possui alta concentração de cálcio, fósforo e ferro, além de muita fibra. Possui pouco açúcar e gordura, ótima para diabéticos, ajuda a cuidar da saúde dos dentes e ossos e é benéfica para o coração.

- Maçã: rica em vitamina B e C, é excelente para a saúde. A casca possui uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. A fruta também possui substancias que ajudam a diminuir as chances de formação de coágulos sanguíneos. O chá da casca da maçã também tem um bom efeito diurético. Além disso, é pouco calórica e ótima opção para quem está de dieta.

- Maracujá: possui fama de ser uma fruta calmante, por conter flavonoides e alcaloides, que agem sobre o sistema nervoso central. Sendo assim, ele merece a fama que tem, pois ajuda a relaxar. Uma opção para acalmar os nervos é consumir a fruta em forma de chá ou suco. Com poucas calorias, pode ser 100% aproveitada em receitas. Também é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C.

- Mexerica ou tangerina: uma das minhas frutas preferidas. Rica em vitaminas C e A, ajuda a prevenir e combater gripes e resfriados. A vitamina C também é importante para melhorar os ossos, dentes e pele.

Bom outono-inverno! Saúde a todos!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento