A delícia e os benefícios de ser vegetariano

Publicado na ed. 406 do Jornal do Sol

A cada dia mais e mais pessoas buscam melhorias em sua alimentação e dentre os novos conceitos o de ser vegetariano vem ganhando adeptos que fazem desta mudança um estilo de vida. As razões para esta escolha variam desde problemas de saúde, defesa animal, do meio ambiente e até religiosa.

Para se adotar este estilo de vida é conveniente estar bem informado sobre quais alimentos vão complementar nutricionalmente a quantidade de proteínas e demais nutrientes provenientes das carnes. Um profissional da área de nutrição pode orientar sobre as diversas combinações de alimentos para evitar carências nutricionais, principalmente de proteínas, vitamina B 12 e cálcio.

Ser vegetariano não significa simplesmente comer apenas saladas e legumes. A comida vegetariana pode ser diversificada e saborosa, basta apostar na variedade de receitas.

Isto faz com que os restaurantes e as indústrias de alimentos trabalhem em novas alternativas para agradar este público, o que torna o ato de comer mais fácil para quem faz esta opção.

A chave de uma alimentação vegetariana está na variedade. Experimentar alimentos novos, fazer combinações diferentes, evitar produtos muito processados e pré-cozidos. Consumir cereais integrais (arroz, espaguete), pois são mais nutritivos.
A comida vegetariana é um convite à descoberta de uma nova forma de se alimentar com produtos que sempre estiveram disponíveis.

Saúde a todos!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento