Porto Seguro e o mundo da gastronomia

Chef Caio Silva

Quem vive aqui em Porto Seguro ou já é um turista frequente sabe que além das belezas naturais e entretenimento aqui é um lugar onde se come muito bem. Temos uma variedade enorme de tipos de comida, desde a comida de rua, passando por restaurantes populares indo até restaurantes mais refinados. Isso é nítido em cada canto do município. As regiões da Orla Norte e do Centro concentram tanto os restaurantes com anos de tradição quanto as famosas barracas da Passarela do Descobrimento. Seguindo para Arraial d’Ajuda e Trancoso, já temos circuitos mais rebuscados para quem tem um paladar mais exigente. Em Caraíva temos um misto de culinária nativa com o toque contemporâneo dos “visitantes” que assim como eu, vieram e não voltaram mais para sua terra.

Por falar em gastronomia local, está acontecendo o Festival Raízes de Porto Seguro, que tem a proposta de destacar a nossa robusta seleção de produtos da agricultura local que reverberam em nossa culinária. O festival é uma realização fruto de uma parceria entre a prefeitura de Porto Seguro, Abrasel, Sebrae e Senac. Participe e valorize esse evento que gera visibilidade para nossa região além de ser mais uma opção saborosa para desfrutarmos em nossa cidade.

Nosso Banzé Restaurante está participando com o Camarões Raízes (camarão empanado na tapioca com arroz de coco, pesto de coentro e chips de banana da terra) e a sobremesa Caju do Banzé (mousse de compota de caju com crumble de castanha e mel de cacau).

Para a receita desse mês, escolhi um Dadinho de Tapioca, que além de fácil e prática representa esse mix de culinária local com modernidade.

Dadinho de tapioca

Ingredientes:

½ kg de tapioca granulada, ½ kg de queijo coalho, 1litro de leite integral, sal e pimenta do reino a gosto, 1 litro de óleo de soja.

Modo de preparo:

Forre com plástico filme uma assadeira pequena, de cerca de 20 x 25 cm.

Numa tigela grande, rale o queijo coalho. Junte a tapioca e misture. Tempere com sal e pimenta.

 Leve o leite para ferver e misture à tigela com a tapioca, mexendo bem, com cuidado para não formar grumos, até que todo leite tenha sido incorporado. Não deixe endurecer muito. Transfira a mistura para a assadeira preparada e espalhe com a colher. Para deixar a superfície lisa, cubra com plástico filme e aplaine com as mãos. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 03 horas.

Em uma panela com óleo pré aquecido a 180ºC, frite os dadinho até que estejam dourados. Sirva com uma géleia de pimenta doce ou de sua preferência.


Caio Silva é Chef de Cozinha do Banzé Restaurante - Siga o Banzé no Instagram

Publicado na edição 430 do Jornal do Sol


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Tudo acaba em pizza: receita para o fim de semana

Vacina natural

Refresco de Verão

Adeus 2020, seja bem-vindo 2021!

Sabores do Mar